No interior do estado, antes ou depois do mês de outubro, diversos municípios exaltam os santos que consideram como padroeiros das cidades. Segundo a Arquidiocese de Belém, o mês que bate recorde de celebrações em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré é novembro. Ao todo são 16 Círios de Nazaré conhecidos, nos municípios de Acará, Barcarena, Bragança, Breves, Marituba, Marudá, Maracanã, Magalhães Barata, Paragominas, Pitimandeua, Primavera, São Jorge do Prata, Santa Cruz do Arari, São Miguel do Guamá, Soure e Viseu. Apesar da devoção ser em torno de Nossa Senhora de Nazaré, cada município tem a sua peculiaridade. Em Soure, por exemplo, um grupo de homens montados a cavalo e em búfalos faz o cortejo da imagem. Situação semelhante ocorre no Círio de Paragominas, no qual uma cavalgada recebe uma bênção especial de Nossa Senhora.
| | Barcarena - Neste domingo, 11, acontece o Círio de Nazaré do município de Barcarena. Com o tema: “Maria, Mulher Eucarística”, o evento promete ser uma grande festa de fé, alegria e solidariedade. Desde o dia 4 de novembro estão ocorrendo peregrinações em toda a cidade. Nesta sexta a procissão rodoviária sai às 16h da Igreja Matriz rumo à Comunidade São Francisco Xavier, pertencente à Paróquia de São José. No dia seguinte, às 8h30, acontece o Círio Fluvial e às 19h a Trasladação, com saída da Matriz rumo às Comunidade São Pedro. No domingo, às 6h, terá início a missa de saída do Círio. A programação segue até o dia 18 deste mês. No dia 15, às 15h, |
ocorre o Círio Motociclistico, saindo da Comunidade do Cafezal, no dia 17, às 7h30, o Círio Mirim, saindo da Praça da Bíblia, no dia 17, às 16h, a Romaria da Juventude, saindo da Igreja João Paulo II, e no dia 18, às 17h, a Procissão de encerramento da festividade, saindo da Igreja Matriz.
Bragança - A Virgem de Nazaré também recebe homenagens neste segundo domingo de novembro no município de Bragança, no nordeste paraense. Há mais de um século os bragantinos veneram Nossa Senhora de Nazaré. Milhares de pessoas ganham as ruas da cidade de Bragança, contribuindo para que este Círio seja considerado um dos três maiores eventos religiosos realizados no Pará. Nesta sexta-feira a imagem de Nossa Senhora é conduzida em uma carreata do centro da cidade até uma Comunidade do Camutá. No sábado, uma belíssima romaria fluvial retorna com a imagem da Virgem para Bragança, de onde na manhã do domingo sai às ruas para receber as homenagens do povo bragantino. O tema deste ano é: “Maria e os bragantinos rumo aos 400 anos de evangelização em Bragança”.
O Círio de Nazaré em Bragança, segundo as últimas pesquisas, data de 1903. O jornal “Caete”, órgão público bragantino noticioso e literário, descreve a festividade aos 29 de novembro de 1903. A data foi fixada no segundo domingo de novembro e está na sua 109ª edição, com celebração que ocorrem a partir do mês de outubro. A imagem da Virgem Peregrina, ao longo desses dois meses, visitou várias instituições empresarias e comerciais e escolas. Neste ano a novena do Círio trouxe a reflexão teológica a cerca de Maria em preparação ao Ano Mariano que a Diocese celebrará, com abertura no dia 7 de dezembro. A novidade do Círio de Nazaré neste ano é a 1ª Cavalgada do Círio, com participação e homenagens dos Cavaleiros da cidade. Haverá Missa em frente à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, seguida da benção dos cavalos e cavaleiros. O município de Bragança tem cerca de 113.227 habitantes e área de 2.092km2. Está prestes a completar os 400 anos de sua fundação.
No dia 8 aconteceu o 3º Círio Ciclista, saindo da Igreja de São Benedito, a partir das 19h, percorrendo o seguinte itinerário: Trav. Cônego Miguel, Av. Nazeazeno Ferreira, Trav. Leopoldo Silva, Rua Cônego Coelho, Trav. Lauro Sodré, Rodovia Bragança-Belém, Av. Polidório Coelho, Av. Nazeazeno Ferreira, Trav. João XXIII, Rua Marechal Floriano Peixoto, Rua Marcelino Castanho, Rua 13 de maio até a Catedral Nossa Senhora do Rosário. Neste sábado ocorre a procissão fluvial saindo do Cais do Porto de Camutá. A noite, às 19h, haverá a Missa da Trasladação na sacada do Colégio Santa Teresinha. Depois, sairá a procissão com a Berlinda atrelada à corda de cizal 150mt, percorrendo em direção à Igreja Histórica de São Benedito, de onde no domingo sairá o Círio, percorrendo as principais ruas da cidade. A estimativa é de cento e vinte e mil pessoas.
| |
Icoaraci - O Círio de Icoaraci, distrito de Belém, tradicionalmente acontece no quarto domingo deste mês e reúne um grande número de pessoas. O “clima” de Icoaraci muda completamente com a festividade mariana. Assim como em Belém, a movimentação local é mais intensa e o número de turistas é expressivo. Este ano o 60º Círio de Nossa Senhora das Graças terá como tema: “Maria, um espelho para a Igreja e sua missão”. Na última semana a paróquia matriz, São João Batista e Nossa Senhora das Graças, realizou a Semana Mariana 2012, uma espécie de formação preparatória para as peregrinações nas famílias, |
escolas e empresas de Icoaraci. A primeira noite contou com mais de 300 participantes. Este ano quem ministrou os encontros foram o padre Francisco das Chagas, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Carananduba-Mosqueiro, o diácono Frei Eduardo Farias, dos Capuchinhos, e o padre Agostinho Cruz, pároco de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
No dia 28 de outubro aconteceu, às 18h, a benção e o envio das imagens de Nossa Senhora das Graças que irão peregrinar no Distrito de Icoaraci durante 30 dias, preparando as famílias para o grande Círio a ser realizado este ano no dia 25 de novembro. Ao todo, mais de 150 grupos de peregrinação evangelizarão as famílias. A imagem peregrina de Nossa Senhora das Graças também visitará as paróquias da Região Episcopal São João Batista. No último, às 7h, visitou a Paróquia São Francisco de Assis, no Tapanã.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário