Em Dezembro de 2010, começa uma caminhada para tentar organizar um grupo para jovens na Paroquia do Sagrado Coração em Bragança. Tínhamos alguns que já reunião-se e, a partir dai deu-se um ponta pé inicial. Hoje, Dois ano depois, podemos dizer que estamos em caminhada...Partimos agora para fundamentar o Setor da Juventude dentro da Paroquia do Sagrado Coração de Jesus -Bragança-PA.
sexta-feira, 22 de junho de 2012
ALGUÉM TE CHAMA.....QUEM É????
ALGUÉM TE CHAMA.....QUEM É????
...............................................................................
.............................................................................
MANDAMENTOS
O primeiro mandamento:
Amarás a Deus sobre todas as coisas
Existe
um único Deus, Criador de todas as coisas. O primeiro dever do homem é como
seu Deus e Criador, dar-Lhe glória e o devido culto, amá-Lo.
Amamos a Deus sobre todas as coisas quando obedecemos sem condições e estamos
dispostos a perder tudo antes que ofendê-Lo.
Este é um
mandamento do qual pouco nos confessamos, entretanto, quantas faltas de amor
nós realizamos. Devemos amar a Deus com todo coração e toda alma, como
corresponde à nossa condiçào de filhos de Deus.
Que deveres
compreende o primeiro mandamento da Lei de Deus?
O primeiro
mandamento da Lei Divina compreende os deveres de crer em Deus, esperar
n'Ele, amá-Lo sobre todas as coisas cumprindo seus mandamentos, adorá-Lo como
nosso supremo Criador e Senhor e render-Lhe o culto devido.
Quê nos proíbe o
primeiro mandamento da Lei de Deus?
O primeiro
mandamento da Lei de Deus nos proíbe:
1o Adorar ídolos e
deuses falsos, o crer neles.
2o Crer em alguma coisa contrária à fé ou admitir dúvidas sobre elas.
3o Desconfiar da misericórdia paterna de Deus.
4o Aceitar, reter ou propagar escritos contrários à doutrina católica.
5o Tomar parte em algum culto falso ou em práticas de espiritismo,
adivinhação ou magia e utilizar coisas superticiosas.
6o O ateísmo, porque nega ou rechaça a Deus.
O primeiro
mandamento proíbe o culto às imagens sagradas?
Não, o primeiro
mandamento não proíbe o culto às imagens sagradas, porque este culto se
fundamenta no mistério da Encarnação do Filho de Deus, e não se refere à
imagem em si mesma, mas da pessoa que representa.
|
O
segundo mandamento:
Não tomarás o Nome de Deus em vão
|
|||||||||
Honrarás a teu pai e a tua mãe Deus quer que os filhos amem a seus pais e os honrem sendo obedientes, respeitosos, carinhosos com eles e, além disso, que lhes ajudem no que necessitem. Temos este dever para com todo aquele que tem uma autoridade sobre nós, como professores, diretores, autoridades civis ou militares, etc. Do mesmo modo, este mandamentos manda aos pais a amar e velar pelo bem de seus filhos, proporcionando-lhes uma boa educação e atendendo-os o melhor possível em suas necessidades. O mesmo corresponde a toda autoridade com respeito a seus subordinados, naquilo que lhes compete. Ao falar destes deveres, trata-se de atender ao corpo e a alma, no material e espiritual da pessoa. O grande exemplo nos deu Jesus de Nazaré, que sendo Deus, obedecia e estava sujeito a sua Mãe, a Virgem, e a São José. O que nos manda o quarto mandamento da Lei de Deus? O quarto mandamento da Lei de Deus nos manda honrar aos próprios pais e a quem tenha autoridade sobre nós. Como devemos honrar a nossos pais? Devemos honrar a nossos pais tendo-lhes amor, respeito, gratidão, justa obediência e ajudando-os, porque depois de Deus devemos nossa vida a eles. Quais são os deveres dos pais com respeito a seus filhos? Os deveres dos pais com respeito a seus filhos são os de atender às necessidades materiais e espirituais de seus filhos na medida do possível. Quais são os deveres da autoridade pública? Os deveres da autoridade pública são: respeitar os direitos da pessoa humana e as condições do exercício de sua liberdade, e trabalhar com honra pelo bem comum. Quando não se deve obedecer a uma autoridade? Não se deve obedecer a uma autoridade quando manda algo contrário à lei de Deus, porque deve obedecer a Deus antes dos homens. O que é uma "Igreja doméstica"? Uma "Igreja doméstica" é um lar cristão no qual se dá a primeira evangelização aos filhos, dá-se o culto a Deus na oração, vive-se o amor a Deus e aos membros da família, e se faz apostolado com o
Não consentirás pensamentos nem desejos impuros É evidente a desordem nos provoca o entretenimento por gostos em pensamentos e desejos impuros; por isto Deus o proíbe neste nono mandamento. Mas, além disso, estes pensamentos e desejos impuros desequilibram a sexualidade e incitam ao pecado. O senhor põe em relevo a energia com que devemos lutar contra a desordem de nossas paixões: "Caso teu olho direito te leve a pecar, arranca-o e lança-o para longe de ti, pois é preferível que se perca um de teus membros do que todo o teu corpo seja lançado ao inferno" (Mt 5, 29). O que nos manda o nono mandamento da Lei de Deus? O nono mandamento da Lei de Deus nos manda que sejamos puros e castos em pensamentos e desejos. Quando são pecados os pensamentos e desejos impuros? Os pensamentos e desejos impuros são pecado quando a vontade se compraz deles, ainda que nãos e realize o ato impuro; mas não são pecado quando a vontade não os consente e procura rejeitá-los. Como se alcança a pureza de coração? A pureza de coração é alcançada com a oração, a mortificação e a prática da castidade juntamente com a pureza de intenção e de olhar. O décimo mandamento: Não cobiçarás os bens alheios O décimo mandamento proíbe a cobiça do bem alheio, que é a raiz do roubo, da pilhagem e da fraude; proíbe deixar-se levar pela concupiscência dos olhos, que leva a tantos pecados; e proíbe a avareza e a inveja, que são inimigas da ordem e da concórdia entre os indivíduos, as famílias, os povos e as nações. Pela cobiça dos bens alheios, quantas rinhas e inimizades entre irmãos, entre povos! Quantas desavenças familiares e adultérios por desejar a mulher do próximo! O que nos proíbe o décimo mandamento da Lei de Deus? O décimo mandamento da Lei de Deus nos proíbe o desejo desordenado de riquezas e a inveja dos bens alheios. O que nos ensina o décimo mandamento da Lei de Deus? O décimo mandamento da Lei de Deus nos ensina a viver desprendidos dos bens materiais e a trabalhar com diligência para melhorar nossa situação atual com o coração aberto às necessidades dos demais. Qual é o caminho posto por Deus para que os humanos cheguemos à felicidade? O caminho posto por Deus para que os homens - indivíduos, famílias, povos e nações cheguemos à felicidade com paz e amor neste mundo e no Céu é cumprir os Dez mandamentos da Lei de Deus. |
|||||||||
Devemos ter um grande respeito ao santo Nome de Deus e não
pronunciá-lo nunca de maneira desrespeitosa ou desnecessária. Não devemos jurar
em falso ou sem necessidade. Jesus ensinou a rezar no Pai Nosso: Santificado
seja o vosso Nome.
Repetimos
isso muitas vezes ao fazer o sinal da Cruz e ao dizer a invocação: Glória ao
Pai, ao Filho e ao Espírito Santo (fazendo uma inclinação de cabeça).
Quão
formoso é saber usar bem na vida cotidiana: graças a Deus; se Deus quiser; por
Deus; com o favor de Deus; Deus te guarde; Adeus; que Deus te abençoe; que Deus
te acompanhe; vai com Deus, etc.
Acostume-se
a se expressar assim.
O que nos manda o segundo mandamento da Lei de Deus?
O
segundo mandamento da Lei de Deus nos manda respeitar e usar bem o nome do
Senhor porque é santo.
O que nos proíbe o segundo mandamento da Lei de Deus?
O
segundo mandamento da Lei de Deus nos proíbe todo uso injurioso do Nome de
Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos.
O que é jurar?
Jurar
é colocar a Deus como testemunha do que dizemos ou prometemos.
Devemos colocar nomes cristãos nas crianças?
Sim,
devemos colocar nomes cristãos nas crianças ao batizá-las, para colocá-los sob
a proteção de um santo e encomendar a sua intercessão
A Família Cristã no Mundo de Hoje
O tema que nos foi
proposto “A Família Cristã no Mundo de Hoje” requer uma reflexão a nível
dos documentos da Igreja e a nível dos desafios a que a família cristã está
exposta diante dos ataques que lhe são impostos pela denominada “cultura da
morte”.
Em verdade vários são os
documentos da Igreja que tratam da família. Particularmente os divulgados neste
pontificado de João Paulo II. A exortação apostólica “A missão da Família
Cristã no mundo de hoje” a encíclica “Familiaris Consortio” e a recente “Cartas
à Família constituem documentos atuais nos quais o Santo Padre expõe sua
preocupação diante das ameaças a instituição da família e orienta os cristãos
para a preservação do plano de Deus Criador e Redentor.
Em verdade constitui um
verdadeiro desafio para a família cristã nos dias atuais a rápida mudança
social, a mudança dos costumes e dos hábitos, forçados pelo desenvolvimento
tecnológico nem sempre orientado para uma vida familiar sadia. Muito pelo
contrário. O desenvolvimento das comunicações levou para nossos lares de um
lado uma sensação de progresso, de outro o que podemos chamar de “lixo”, de veneno
que aos poucos vai destruindo toda uma formação moral e ética em que se
fundamentam os valores cristãos da sociedade.
Com mentiras,
meias-verdades e eufemismos os destruidores da família procuram levar muitas
pessoas de boa fé a contribuírem com seus projetos. Querem um exemplo? A
propaganda mentirosa do sexo seguro com “camisinha”. Já é por demais conhecida
a pesquisa que demonstra ser o preservativo ineficaz como preventivo da AIDS e
outras doenças sexualmente transmissíveis. O vírus da AIDS é 450 vezes menor
que o espermatozoide. Os preservativos têm furos “poros”, “fissuras 50 a 500
vezes maior que o vírus da AIDS. Não oferecem nenhuma segurança. Mesmo se
considerasse apenas uma falha de 25%, isto é no caso de rompimento ou de mal
uso não podíamos dizer que seu uso seria seguro. Vejam: se numa ponte aérea
Brasília-Rio de cada 100 aviões 25 caíssem, poderíamos dizer que essa ponte
aérea seria segura? Você tomaria um avião dessa ponte sem saber qual o que vai
cair? É uma verdadeira roleta russa. Essa propaganda só tem um objetivo
promover a promiscuidade sexual, o sexo livre, a gravidez na adolescência e o
consequente aborto, a destruição de uma vida humana.
A família, hoje é
condenada a conviver com novelas, filmes e programas de TV com os mais torpes
desafios à formação moral de nossos filhos. As revistas pornográficas aumentam
cada dia suas edições. Os artigos “plantados” nos jornais e revistas levam a
deformação das consciências. A educação sexual hedonista já constitui programa
nas escolas de nossos filhos.
O que é de estarrecer é
que tudo isso foi programado e bilhões de dólares são investidos por grupos e
instituições interessadas na destruição da vida e da família.
Não é por acaso que as
coisas vêm acontecendo. Querem um exemplo? Há uns 30 anos tínhamos famílias
numerosas com 6, 8, 12 e mais filhos. Hoje já não acontece assim. Quantos de
vocês com idade abaixo de 30 anos planejam apenas 2 filhos? A grande maioria.
Vocês sabem porque
desejam apenas 2 ou 3 filhos? A resposta vocês vão encontrar nesse documento
intitulado “Implicações do crescimento populacional para a segurança e os
interesses externos dos Estado Unidos”, documento classificado como
“Confidencial” sob o código NSSM 200. Esse documento assinado pelo então
Secretário de Estado americano, Sr. Henry Kissinger condicionou todo um
comportamento da atual geração.
E já se prepara a próxima
geração para ter apenas 2 filhos através da chamada “educação sexual” nas
escolas. Uma educação contrária a moral cristã porque prega a anticoncepção, o
aborto o homossexualismo, o sexo livre e por aí vai.
Os filhos são a bênção de
Deus. Costumo dizer que cada filho vem com um pão debaixo do braço. A situação
da família sempre melhora com a vinda de mais um filho. Ai de nós pais se não
temos nossos filhos para olhar por nós na velhice! Não é o governo, nem a
previdência social falida nem a aposentadoria que vai nos valer no fim de
nossos dias. Mas os filhos que vão ser as escoras dos pais.
Testemunho
da Nancy
Temos 8
filhos: 4 homens e 4 mulheres; 3 já casados que nos deram 8 netos. Sei que
alguns poderiam pensar: é porque vocês tinham condições de criar. Na ocasião
tinha as mesmas condições de muitos: Humberto era funcionário público e como
funcionário não tinha o melhor salário. Mas Deus dá o frio conforme o cobertor.
Hoje muitos não querem mais filhos não é porque não podem criar, mas por
egoísmo, para não se privar do conforto, dos passeios, de um carro novo etc.
Além disso a grande propaganda para o controle de nascimentos, a distribuição
de compridos, DIUs além da esterilização em massa de mulheres tem levado a uma
família pequena de apenas 2 filhos.
Quando tínhamos apenas 3
filhos muitos me aconselhavam a fazer esterilização. Foi uma pressão enorme
para que eu não tivesse mais filhos. Mas como casal cristão estávamos decididos
a ter o número de filhos que Deus nos confiasse para criar.
(Testemunho do João).
Estava me preparando para uma cirurgia de cálculo renal quando descobri que
estava grávida de meu filho caçula. O médico aconselhou o aborto dizendo-me que
eu corria risco de vida e este era um caso de aborto previsto na lei. Além disso
argumentou que eu havia feito várias radiografias e provavelmente a criança
nasceria com alguma deformação.
Evidentemente nem eu nem
meu marido concordamos em autorizar o aborto. Deixamos esse médico e procuramos
um outro que acompanhou a gravidez e com 3 meses de grávida me operei do
cálculo renal.
João Paulo, nosso último
filho, está hoje com 13 anos. Perfeito, sadio e já concluindo o 1º grau.
Mas os ataques à vida e à
família não ficam só por ai. A própria instituição do casamento está em perigo.
O reconhecimento da união estável com os mesmos direitos dos casados e a
recente proposta de casamento entre homossexuais são exemplos de que a
instituição familiar corre perigo!
Não é fácil manter os
valores cristãos da família nos dias de hoje!
Desde a moda no vestir às
novelas, sem falar nas drogas, na pressão de grupos, na propaganda do sexo
livre, na propaganda do homossexualismo, sentimos impotentes diante de tudo
isso para manter uma família cristã.
Mas diante de tantos
desafios os que fazer? A Igreja, mestra e mãe tem respondido a essas indagações
com os documentos que devem ser lidos e meditados por todos nós. O Santo Padre,
João Paulo II não se cansa de falar desses males de nosso tempo e que ele
denominou de “cultura da morte” que visa não só destruir a família, senão a
própria vida no nascedouro, pelo aborto. Quando o Papa afirma que o futuro da
humanidade está em perigo ele está preocupado com a destruição da família e da
vida em face de todos esses atentados.
Mas nem só os documentos
servem de orientação. A família cristã deve está alicerçada da leitura do
Evangelho, da oração em família, da frequência aos sacramentos, notadamente os
sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Muitos já não se rezam mais o terço,
não se vai à missa, nem mesmo aos domingos, não se ensina os filhos a rezar.
Depois se queixam de que os filhos perderam a fé, não obedecem mais os pais,
nem querem mais saber de ir à missa aos domingos. A fé, como o corpo tem de ser
alimentada. Alimenta-se a fé com orações, com a leitura do evangelho, com a
eucaristia, com a penitência, com o jejum, os exercícios espirituais.
Também podemos defender a
família votando em candidatos que defendam os valores cristãos para nos
representar na Câmara Distrital, no Senado e na Câmara Federal. Não devemos
apenas confiar nas promessas dos candidatos mas examinar seu passado. Como
votaram os projetos de interesse da família e da vida? A Associação Nacional
Pró-Vida e Pró-Família tem divulgado como votaram os deputados federais os
projetos de aborto e os de interesse da família. O católico não pode votar em
candidato que comprovadamente defende a legalização do aborto, do casamento de
homossexuais ou a esterilização como método de planejamento familiar.
Meus irmãos não é fácil
ser família cristã nos dias de hoje! Não é fácil quando a televisão invade
nossos lares com imagens de nudismo e histórias que pregam a imoralidade. Não é
fácil quando a droga está nas portas das escolas de nossos filhos. Não é fácil
quando a jovem é pressionada pela sociedade a abortar um filho que não estava
programado e foi fruto do sexo livre. Mas é possível desde que sigamos os
ensinamentos da Igreja e não nos afastamos da oração.
Família, santuário da
vida; família berço da vida.são expressões usadas pelo Papa João Paulo II para
expressar sua estima pela família e pelos filhos. Quando há justa fazões
admite-se a Encíclica “Humanae Vitae” a regulação da fertilidade, isto é evitar
filho pelos métodos naturais de planejaemnto familiar. O uso do metodo da
ovulação e da temperatura basal não contraria a natureza e nem tem efeitos
colaterais. Estão abertos à vida e por isso são métodos lícitos.
Concluindo, meus irmãos,
podemos dizer que não é fácil manter uma família cristã nos dias de hoje diante
dos desafios que a família enfrenta.
Peçamos ao Senhor e à sua
Mãe Santíssima que preservem a família, com preservou a de Nazaré para que
nossos filhos e netos possam conhecer a unidade familiar que nos legou nossos
pais.
O PREÇO DO AMOR
Uma tarde, um menino
aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar e lhe entregou um papel com
algo escrito. A mãe secou as mãos, tirou o avental, sentou-se e começou a ler:
- por cortar a grama do jardim: R$
3,00
- por limpar meu quarto: R$ 2,00
- por cuidar do meu irmãozinho: R$
2,00
- por ter um boletim com boas notas:
R$ 3,00
- TOTAL DA DIVIDA: R$ 10,00
A mãe olhou para o menino que a fitava cheio de
expectativas. Finalmente, pegou um lápis e começou a escrever:
- por te carregar nove meses no meu ventre: nada.- pelas noites sem dormir, a cuidar e orar por você: nada.
- pela comida sempre prontinha, pelas roupas lavadas e passadas: nada.
- por levar-te à escola e ajudar nas tarefas: nada.
- pelo medo e preocupação que me esperam: nada.
- CUSTO TOTAL DO MEU AMOR: NADA.
Eu te amo mamãe! Logo após pegou o lápis e escreveu com letra bem grande: totalmente pago!
Assinar:
Postagens (Atom)







