sexta-feira, 22 de junho de 2012

PAROQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS BRAGANÇA-PA



PAROQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS......

ALGUÉM TE CHAMA.....QUEM É????


ALGUÉM TE CHAMA.....QUEM É????
...............................................................................
.............................................................................

LEITURA ORANTE



MANDAMENTOS




O primeiro mandamento:

Amarás a Deus sobre todas as coisas

Existe um único Deus, Criador de todas as coisas. O primeiro dever do homem é como seu Deus e Criador, dar-Lhe glória e o devido culto, amá-Lo.

Amamos a Deus sobre todas as coisas quando obedecemos sem condições e estamos dispostos a perder tudo antes que ofendê-Lo.
Este é um mandamento do qual pouco nos confessamos, entretanto, quantas faltas de amor nós realizamos. Devemos amar a Deus com todo coração e toda alma, como corresponde à nossa condiçào de filhos de Deus.
Que deveres compreende o primeiro mandamento da Lei de Deus?
O primeiro mandamento da Lei Divina compreende os deveres de crer em Deus, esperar n'Ele, amá-Lo sobre todas as coisas cumprindo seus mandamentos, adorá-Lo como nosso supremo Criador e Senhor e render-Lhe o culto devido.
Quê nos proíbe o primeiro mandamento da Lei de Deus?
O primeiro mandamento da Lei de Deus nos proíbe:

1o Adorar ídolos e deuses falsos, o crer neles.

2o Crer em alguma coisa contrária à fé ou admitir dúvidas sobre elas.
3o Desconfiar da misericórdia paterna de Deus.
4o Aceitar, reter ou propagar escritos contrários à doutrina católica.
5o Tomar parte em algum culto falso ou em práticas de espiritismo, adivinhação ou magia e utilizar coisas superticiosas.
6o O ateísmo, porque nega ou rechaça a Deus.
O primeiro mandamento proíbe o culto às imagens sagradas?
Não, o primeiro mandamento não proíbe o culto às imagens sagradas, porque este culto se fundamenta no mistério da Encarnação do Filho de Deus, e não se refere à imagem em si mesma, mas da pessoa que representa.

 O segundo mandamento:

Não tomarás o Nome de Deus em vão
quarto mandamento:
Honrarás a teu pai e a tua mãe

Deus quer que os filhos amem a seus pais e os honrem sendo obedientes, respeitosos, carinhosos com eles e, além disso, que lhes ajudem no que necessitem. Temos este dever para com todo aquele que tem uma autoridade sobre nós, como professores, diretores, autoridades civis ou militares, etc.
Do mesmo modo, este mandamentos manda aos pais a amar e velar pelo bem de seus filhos, proporcionando-lhes uma boa educação e atendendo-os o melhor possível em suas necessidades. O mesmo corresponde a toda autoridade com respeito a seus subordinados, naquilo que lhes compete.
Ao falar destes deveres, trata-se de atender ao corpo e a alma, no material e espiritual da pessoa.
O grande exemplo nos deu Jesus de Nazaré, que sendo Deus, obedecia e estava sujeito a sua Mãe, a Virgem, e a São José.
O que nos manda o quarto mandamento da Lei de Deus?
O quarto mandamento da Lei de Deus nos manda honrar aos próprios pais e a quem tenha autoridade sobre nós.
Como devemos honrar a nossos pais?
Devemos honrar a nossos pais tendo-lhes amor, respeito, gratidão, justa obediência e ajudando-os, porque depois de Deus devemos nossa vida a eles.
Quais são os deveres dos pais com respeito a seus filhos?
Os deveres dos pais com respeito a seus filhos são os de atender às necessidades materiais e espirituais de seus filhos na medida do possível.
Quais são os deveres da autoridade pública?
Os deveres da autoridade pública são: respeitar os direitos da pessoa humana e as condições do exercício de sua liberdade, e trabalhar com honra pelo bem comum.
Quando não se deve obedecer a uma autoridade?
Não se deve obedecer a uma autoridade quando manda algo contrário à lei de Deus, porque deve obedecer a Deus antes dos homens.
O que é uma "Igreja doméstica"?
Uma "Igreja doméstica" é um lar cristão no qual se dá a primeira evangelização aos filhos, dá-se o culto a Deus na oração, vive-se o amor a Deus e aos membros da família, e se faz apostolado com o próximo.
 






O terceiro mandamento:
Santificarás as festas
Deus nosso Senhor quer que a cada semana dediquemos a ele um dia de festa para dar-lhe glória e para nosso bem e descanso.
Esse dia já não é o Sábado como no Antigo Testamento, mas sim no Domingo, porque é o dia em que Jesus Cristo ressuscitou glorioso do sepulcro.
Os Apóstolos começaram a celebrar neste dia da Ressurreição e a Igreja colocou neste mesmo dia a obrigação de escutar a Missa inteira todos os domingos e feriados religiosos de preceito juntamente com o descanso dominical.
Quando não há sacerdote ou existe algum impedimento grave para assistir à Santa Missa, deve-se procurar participar em uma liturgia ou em orações especiais ao Senhor ; além disso deve-se santificar e observar o descanso dominical.
O que nos manda o terceiro mandamento da Lei de Deus?
O terceiro mandamentos da Lei de Deus nos manda participar da Missa nos domingos e demais feriados religiosos de preceito, observando o descanso dominical; e quem voluntariamente falta a esta obrigação comete pecado grave.
O que quer dizer descanso dominical?
Descanso dominical quer dizer que nos domingos e feriados religiosos de preceito devemos nos abster daqueles trabalhos que nos impeçam de dar culto a Deus, gozar da alegria do dia do Senhor ou desfrutar do devido descanso da mente e do corpo.
Quais são as festas religiosas de preceito?
1º de janeiro: A Maternidade divina da Virgem Maria.
1º de novembro: Todos os Santos.
8 de dezembro: A Imaculada Conceição da Virgem Maria.
25 de dezembro: O Nascimento do Senhor.
E as próprias do calendário de cada país, como podem ser Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro)
O que deve ser feito quando não há Santa Missa ou alguma causa grave nos impeça de assistir a ela?
Quando não há Santa Missa ou uma causa grave nos impeça de assistir a ela, recomenda-se vivamente participar em uma liturgia da palavra, ou permanecer em oração durante um tempo conveniente, individualmente, em família ou em grupo de famílias.
 O quarto mandamento:
Honrarás a teu pai e a tua mãe

Deus quer que os filhos amem a seus pais e os honrem sendo obedientes, respeitosos, carinhosos com eles e, além disso, que lhes ajudem no que necessitem. Temos este dever para com todo aquele que tem uma autoridade sobre nós, como professores, diretores, autoridades civis ou militares, etc.
Do mesmo modo, este mandamentos manda aos pais a amar e velar pelo bem de seus filhos, proporcionando-lhes uma boa educação e atendendo-os o melhor possível em suas necessidades. O mesmo corresponde a toda autoridade com respeito a seus subordinados, naquilo que lhes compete.
Ao falar destes deveres, trata-se de atender ao corpo e a alma, no material e espiritual da pessoa.
O grande exemplo nos deu Jesus de Nazaré, que sendo Deus, obedecia e estava sujeito a sua Mãe, a Virgem, e a São José.
O que nos manda o quarto mandamento da Lei de Deus?
O quarto mandamento da Lei de Deus nos manda honrar aos próprios pais e a quem tenha autoridade sobre nós.
Como devemos honrar a nossos pais?
Devemos honrar a nossos pais tendo-lhes amor, respeito, gratidão, justa obediência e ajudando-os, porque depois de Deus devemos nossa vida a eles.
Quais são os deveres dos pais com respeito a seus filhos?
Os deveres dos pais com respeito a seus filhos são os de atender às necessidades materiais e espirituais de seus filhos na medida do possível.
Quais são os deveres da autoridade pública?
Os deveres da autoridade pública são: respeitar os direitos da pessoa humana e as condições do exercício de sua liberdade, e trabalhar com honra pelo bem comum.
Quando não se deve obedecer a uma autoridade?
Não se deve obedecer a uma autoridade quando manda algo contrário à lei de Deus, porque deve obedecer a Deus antes dos homens.
O que é uma "Igreja doméstica"?
Uma "Igreja doméstica" é um lar cristão no qual se dá a primeira evangelização aos filhos, dá-se o culto a Deus na oração, vive-se o amor a Deus e aos membros da família, e se faz apostolado com o
O quinto mandamento:
Não matarás
Só Deus é dono da vida humana. Os homens devem respeitá-la.Matar voluntariamente um ser humano inocente é pecado, quer seja por homicídio, suicídio, eutanásia, violência, guerra injusta ou aborto, ainda que o cadáver seja muito pequeno.
É também pecado contra o quinto mandamento: odiar, guardar rancor, inimizade, desejar o mal, insultar, olhar com maus olhos e escandalizar.
O próprio do cristão é amar, porque Deus é amor. Se aprendemos a amar, não nos custará perdoar de coração quando alguém nos ofende. Isto não impede o direito e o dever da pessoas e da sociedade à legítima defesa. Por isso, as legítimas autoridades podem impor justas penas aos agressores e inclusive, recorrer á pena de morte em caso de extrema gravidade, esgotados todos os meios incruentos que seriam mais conformes com a dignidade da pessoa humana.
O que nos manda o quinto mandamento da Lei de Deus?
Nos manda amar e respeitar a vida humana, desde o momento da concepção até o seu término natural, porque a pessoa humana foi amada por Deus por si mesma, por tê-la feito a sua imagem e semelhança.
Quem peca contra si mesmo, segundo o quinto mandamento?
Peca contra si mesmo, quem tira a própria vida através do suicídio ou se mutila, quem põe em perigo sua vida sem necessidade, quem se embriaga ou se droga e quem por desesperação deseja a própria morte.
O aborto é pecado grave?
Sim, o aborto é um pecado grave porque trata-se de um crime, já que consiste em matar a uma pessoa inocente, ainda que o cadáver seja muito pequeno.
A eutanásia é pecado?
Sim, a eutanásia é pecado grave porque, definitivamente, é matar uma pessoa.
O que é o escândalo?
O escândalo é toda palavra, ato ou omissão que incita a outros a pecar.

O sexto mandamento:
Não cometerás atos impuros
Temos que viver a santa pureza, a virtude da castidade. Pois o Senhor disse: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" (Mt 5,8).
O Corpo de um cristão, desde que recebeu o Batismo, é um Templo de Deus, e não devemos profaná-lo cometendo pecados de impureza, que expulsam a Deus da alma e a faz merecedora do inferno, se não se arrende bem antes de morrer, e se possível com uma boa confissão.
O que nos proíbe o sexto mandamento da Lei de Deus?
O sexto mandamento da Lei de Deus nos proíbe todos os pecados contrários à castidade; entre os mais graves estão a masturbação, a fornicação, a pornográfica, a práticas homossexuais e o adultério. O sexto mandamento proíbe também todo ato, olhar ou conversa contrária à castidade.
São graves os pecados contra a pureza?
Os pecados contra a pureza, cometidos com pleno conhecimento e consentimento pleno, são sempre graves.
Quais são os principais meios para guardar a santa pureza?
Os principais meios para guardar a santa pureza são: a oração, a confissão e a comunhão freqüentes, a devoção à Santíssima Virgem, a modéstia e a guarda dos sentidos e a fuga das ocasiões de pecar, como conversas, olhares, leituras, amizades e espetáculos desonestos.

O sétimo mandamento:
Não Roubarás
O roubo é a usurpação do bem alheio contra a vontade racional de seu dono.
A cobiça e o egoísmo levam a cometer muitos pecados contra o sétimo mandamento. Leia devagar, como examinando-se, a terceira e quarta pergunta deste tema, e possivelmente verá que tem que retificar e melhorar para cumprir bem este mandamento.
Que pecado tão feio é roubar! Não te acostumes, nem em coisas pequenas; não roubes nunca.
Lembre-se das palavras de Jesus: "De que serve ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a alma?" (Mt 16,26).
O que nos manda o sétimo mandamento da Lei de Deus?
O sétimo mandamento da Lei de Deus nos manda respeitar os bens alheios e pagar as dívidas.
O que nos proíbe o sétimo mandamento da Lei de Deus?
O sétimo mandamento nos proíbe tirar ou reter algo alheio contra a vontade de seu dono e causar dano ao próximo em seus bens.
Quais são os principais pecados contra o sétimo mandamento da Lei de Deus?
Os principais pecados contra o sétimo mandamento da Lei de Deus são:
- Roubar
- Causar dano ao próximo em seus bens.
- Não trabalhar conforme o dever ou trabalhar mal.
- Não pagar o justo salário aos empregados e obreiros.
- Servir-se da miséria do próximo ou da escassez pública para monopolizar ou enriquecer-se com injustos aumentos de preço.
- Não cumprir os deveres do próprio cargo permitindo que se prejudique ao próximo ou ao bem comum.
- Emprestar dinheiro ou outra coisa exigindo um excessivo interesse.
- Enganar ao próximo no comércio com pesos, medidas ou moedas falsas, ou com mercadorias estragadas ou quebradas.
- Reter bens alheios contra a vontade de seus donos.
- Subornar ou exigir propina.
- Colaborar em qualquer roubo ou injustiça contra os bens alheios.
A que estão obrigados os que roubaram ou causaram dano ao próximo em seus bens?
Os que roubaram ou causaram dano ao próximo em seus bens estão obrigados, além de confessar seu pecado, a restituir o mal adquirido e a reparar quanto antes os danos culpavelmente causados.

oitavo mandamento:
Não levantarás falso testemunho nem mentirás
Neste mandamento é proibida a mentira e manda-se respeitar a boa fama do próximo. Devemos amar a verdade, porque Cristo é a verdade e Ele nos ensinou que a Verdade nos torna livres e nos santifica.
Lembremos que não nos agrada nem queremos que nos enganem nem que falem mal de nós, pois temos que amar ao próximo como a nós mesmos, e portanto não mintamos nem falemos mal de ninguém, nem tiremos a boa a fama, porque isto é proibido por Deus neste mandamento.
Fofocar pode ser pecado de murmuração.
O que nos manda o oitavo mandamento da Lei de Deus?
O oitavo mandamento da Lei de Deus proíbe: testemunhar falsamente em juízo, caluniar ao próximo, dizer qualquer classe de mentira, murmurar, julgar mal ao próximo, revelar sem motivo seus defeitos e toda ofensa contra a honra e a boa fama dos demais.
Que obrigação tem aquele que difama ou calunia ao próximo?
Aquele que difama ou calunia ao próximo, além de confessar seu pecado tem a obrigação grave de restituir-lhe a honra e a fama que lhe foi tirada.
O que manda o oitavo mandamento aos que trabalham nos meios de comunicação social?
O oitavo mandamento manda aos que trabalham nos meios de comunicação social que informem sempre de acordo com a verdade, a liberdade e a justiça, e que respeitem a boa fama do próximo e das instituições.
 O nono mandamento:
Não consentirás pensamentos nem desejos impuros

É evidente a desordem nos provoca o entretenimento por gostos em pensamentos e desejos impuros; por isto Deus o proíbe neste nono mandamento. Mas, além disso, estes pensamentos e desejos impuros desequilibram a sexualidade e incitam ao pecado.
O senhor põe em relevo a energia com que devemos lutar contra a desordem de nossas paixões: "Caso teu olho direito te leve a pecar, arranca-o e lança-o para longe de ti, pois é preferível que se perca um de teus membros do que todo o teu corpo seja lançado ao inferno" (Mt 5, 29).
O que nos manda o nono mandamento da Lei de Deus?
O nono mandamento da Lei de Deus nos manda que sejamos puros e castos em pensamentos e desejos.
Quando são pecados os pensamentos e desejos impuros?
Os pensamentos e desejos impuros são pecado quando a vontade se compraz deles, ainda que nãos e realize o ato impuro; mas não são pecado quando a vontade não os consente e procura rejeitá-los.
Como se alcança a pureza de coração?
A pureza de coração é alcançada com a oração, a mortificação e a prática da castidade juntamente com a pureza de intenção e de olhar.
O décimo mandamento:
Não cobiçarás os bens alheios

O décimo mandamento proíbe a cobiça do bem alheio, que é a raiz do roubo, da pilhagem e da fraude; proíbe deixar-se levar pela concupiscência dos olhos, que leva a tantos pecados; e proíbe a avareza e a inveja, que são inimigas da ordem e da concórdia entre os indivíduos, as famílias, os povos e as nações.

Pela cobiça dos bens alheios, quantas rinhas e inimizades entre     irmãos, entre povos! Quantas desavenças familiares e adultérios por desejar a mulher do próximo!

O que nos proíbe o décimo mandamento da Lei de Deus?
O décimo mandamento da Lei de Deus nos proíbe o desejo desordenado de riquezas e a inveja dos bens alheios.
O que nos ensina o décimo mandamento da Lei de Deus?
O décimo mandamento da Lei de Deus nos ensina a viver desprendidos dos bens materiais e a trabalhar com diligência para melhorar nossa situação atual com o coração aberto às necessidades dos demais.
Qual é o caminho posto por Deus para que os humanos cheguemos à felicidade?
O caminho posto por Deus para que os homens - indivíduos, famílias, povos e nações cheguemos à felicidade com paz e amor neste mundo e no Céu é cumprir os Dez mandamentos da Lei de Deus.














Devemos ter um grande respeito ao santo Nome de Deus e não pronunciá-lo nunca de maneira desrespeitosa ou desnecessária. Não devemos jurar em falso ou sem necessidade. Jesus ensinou a rezar no Pai Nosso: Santificado seja o vosso Nome.
Repetimos isso muitas vezes ao fazer o sinal da Cruz e ao dizer a invocação: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo (fazendo uma inclinação de cabeça).
Quão formoso é saber usar bem na vida cotidiana: graças a Deus; se Deus quiser; por Deus; com o favor de Deus; Deus te guarde; Adeus; que Deus te abençoe; que Deus te acompanhe; vai com Deus, etc.
Acostume-se a se expressar assim.
O que nos manda o segundo mandamento da Lei de Deus?
O segundo mandamento da Lei de Deus nos manda respeitar e usar bem o nome do Senhor porque é santo.
O que nos proíbe o segundo mandamento da Lei de Deus?
O segundo mandamento da Lei de Deus nos proíbe todo uso injurioso do Nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos.
O que é jurar?
Jurar é colocar a Deus como testemunha do que dizemos ou prometemos.
Devemos colocar nomes cristãos nas crianças?
Sim, devemos colocar nomes cristãos nas crianças ao batizá-las, para colocá-los sob a proteção de um santo e encomendar a sua intercessão



A Família Cristã no Mundo de Hoje

O tema que nos foi proposto “A Família Cristã no Mundo de Hoje” requer uma reflexão a nível dos documentos da Igreja e a nível dos desafios a que a família cristã está exposta diante dos ataques que lhe são impostos pela denominada “cultura da morte”.
Em verdade vários são os documentos da Igreja que tratam da família. Particularmente os divulgados neste pontificado de João Paulo II. A exortação apostólica “A missão da Família Cristã no mundo de hoje” a encíclica “Familiaris Consortio” e a recente “Cartas à Família constituem documentos atuais nos quais o Santo Padre expõe sua preocupação diante das ameaças a instituição da família e orienta os cristãos para a preservação do plano de Deus Criador e Redentor.
Em verdade constitui um verdadeiro desafio para a família cristã nos dias atuais a rápida mudança social, a mudança dos costumes e dos hábitos, forçados pelo desenvolvimento tecnológico nem sempre orientado para uma vida familiar sadia. Muito pelo contrário. O desenvolvimento das comunicações levou para nossos lares de um lado uma sensação de progresso, de outro o que podemos chamar de “lixo”, de veneno que aos poucos vai destruindo toda uma formação moral e ética em que se fundamentam os valores cristãos da sociedade.
Com mentiras, meias-verdades e eufemismos os destruidores da família procuram levar muitas pessoas de boa fé a contribuírem com seus projetos. Querem um exemplo? A propaganda mentirosa do sexo seguro com “camisinha”. Já é por demais conhecida a pesquisa que demonstra ser o preservativo ineficaz como preventivo da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. O vírus da AIDS é 450 vezes menor que o espermatozoide. Os preservativos têm furos “poros”, “fissuras 50 a 500 vezes maior que o vírus da AIDS. Não oferecem nenhuma segurança. Mesmo se considerasse apenas uma falha de 25%, isto é no caso de rompimento ou de mal uso não podíamos dizer que seu uso seria seguro. Vejam: se numa ponte aérea Brasília-Rio de cada 100 aviões 25 caíssem, poderíamos dizer que essa ponte aérea seria segura? Você tomaria um avião dessa ponte sem saber qual o que vai cair? É uma verdadeira roleta russa. Essa propaganda só tem um objetivo promover a promiscuidade sexual, o sexo livre, a gravidez na adolescência e o consequente aborto, a destruição de uma vida humana.
A família, hoje é condenada a conviver com novelas, filmes e programas de TV com os mais torpes desafios à formação moral de nossos filhos. As revistas pornográficas aumentam cada dia suas edições. Os artigos “plantados” nos jornais e revistas levam a deformação das consciências. A educação sexual hedonista já constitui programa nas escolas de nossos filhos.
O que é de estarrecer é que tudo isso foi programado e bilhões de dólares são investidos por grupos e instituições interessadas na destruição da vida e da família.
Não é por acaso que as coisas vêm acontecendo. Querem um exemplo? Há uns 30 anos tínhamos famílias numerosas com 6, 8, 12 e mais filhos. Hoje já não acontece assim. Quantos de vocês com idade abaixo de 30 anos planejam apenas 2 filhos? A grande maioria.
Vocês sabem porque desejam apenas 2 ou 3 filhos? A resposta vocês vão encontrar nesse documento intitulado “Implicações do crescimento populacional para a segurança e os interesses externos dos Estado Unidos”, documento classificado como “Confidencial” sob o código NSSM 200. Esse documento assinado pelo então Secretário de Estado americano, Sr. Henry Kissinger condicionou todo um comportamento da atual geração.
E já se prepara a próxima geração para ter apenas 2 filhos através da chamada “educação sexual” nas escolas. Uma educação contrária a moral cristã porque prega a anticoncepção, o aborto o homossexualismo, o sexo livre e por aí vai.
Os filhos são a bênção de Deus. Costumo dizer que cada filho vem com um pão debaixo do braço. A situação da família sempre melhora com a vinda de mais um filho. Ai de nós pais se não temos nossos filhos para olhar por nós na velhice! Não é o governo, nem a previdência social falida nem a aposentadoria que vai nos valer no fim de nossos dias. Mas os filhos que vão ser as escoras dos pais.
Testemunho da Nancy
Temos 8 filhos: 4 homens e 4 mulheres; 3 já casados que nos deram 8 netos. Sei que alguns poderiam pensar: é porque vocês tinham condições de criar. Na ocasião tinha as mesmas condições de muitos: Humberto era funcionário público e como funcionário não tinha o melhor salário. Mas Deus dá o frio conforme o cobertor. Hoje muitos não querem mais filhos não é porque não podem criar, mas por egoísmo, para não se privar do conforto, dos passeios, de um carro novo etc. Além disso a grande propaganda para o controle de nascimentos, a distribuição de compridos, DIUs além da esterilização em massa de mulheres tem levado a uma família pequena de apenas 2 filhos.
Quando tínhamos apenas 3 filhos muitos me aconselhavam a fazer esterilização. Foi uma pressão enorme para que eu não tivesse mais filhos. Mas como casal cristão estávamos decididos a ter o número de filhos que Deus nos confiasse para criar.
(Testemunho do João). Estava me preparando para uma cirurgia de cálculo renal quando descobri que estava grávida de meu filho caçula. O médico aconselhou o aborto dizendo-me que eu corria risco de vida e este era um caso de aborto previsto na lei. Além disso argumentou que eu havia feito várias radiografias e provavelmente a criança nasceria com alguma deformação.
Evidentemente nem eu nem meu marido concordamos em autorizar o aborto. Deixamos esse médico e procuramos um outro que acompanhou a gravidez e com 3 meses de grávida me operei do cálculo renal.
João Paulo, nosso último filho, está hoje com 13 anos. Perfeito, sadio e já concluindo o 1º grau.
Mas os ataques à vida e à família não ficam só por ai. A própria instituição do casamento está em perigo. O reconhecimento da união estável com os mesmos direitos dos casados e a recente proposta de casamento entre homossexuais são exemplos de que a instituição familiar corre perigo!
Não é fácil manter os valores cristãos da família nos dias de hoje!
Desde a moda no vestir às novelas, sem falar nas drogas, na pressão de grupos, na propaganda do sexo livre, na propaganda do homossexualismo, sentimos impotentes diante de tudo isso para manter uma família cristã.
Mas diante de tantos desafios os que fazer? A Igreja, mestra e mãe tem respondido a essas indagações com os documentos que devem ser lidos e meditados por todos nós. O Santo Padre, João Paulo II não se cansa de falar desses males de nosso tempo e que ele denominou de “cultura da morte” que visa não só destruir a família, senão a própria vida no nascedouro, pelo aborto. Quando o Papa afirma que o futuro da humanidade está em perigo ele está preocupado com a destruição da família e da vida em face de todos esses atentados.
Mas nem só os documentos servem de orientação. A família cristã deve está alicerçada da leitura do Evangelho, da oração em família, da frequência aos sacramentos, notadamente os sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Muitos já não se rezam mais o terço, não se vai à missa, nem mesmo aos domingos, não se ensina os filhos a rezar. Depois se queixam de que os filhos perderam a fé, não obedecem mais os pais, nem querem mais saber de ir à missa aos domingos. A fé, como o corpo tem de ser alimentada. Alimenta-se a fé com orações, com a leitura do evangelho, com a eucaristia, com a penitência, com o jejum, os exercícios espirituais.
Também podemos defender a família votando em candidatos que defendam os valores cristãos para nos representar na Câmara Distrital, no Senado e na Câmara Federal. Não devemos apenas confiar nas promessas dos candidatos mas examinar seu passado. Como votaram os projetos de interesse da família e da vida? A Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família tem divulgado como votaram os deputados federais os projetos de aborto e os de interesse da família. O católico não pode votar em candidato que comprovadamente defende a legalização do aborto, do casamento de homossexuais ou a esterilização como método de planejamento familiar.
Meus irmãos não é fácil ser família cristã nos dias de hoje! Não é fácil quando a televisão invade nossos lares com imagens de nudismo e histórias que pregam a imoralidade. Não é fácil quando a droga está nas portas das escolas de nossos filhos. Não é fácil quando a jovem é pressionada pela sociedade a abortar um filho que não estava programado e foi fruto do sexo livre. Mas é possível desde que sigamos os ensinamentos da Igreja e não nos afastamos da oração.
Família, santuário da vida; família berço da vida.são expressões usadas pelo Papa João Paulo II para expressar sua estima pela família e pelos filhos. Quando há justa fazões admite-se a Encíclica “Humanae Vitae” a regulação da fertilidade, isto é evitar filho pelos métodos naturais de planejaemnto familiar. O uso do metodo da ovulação e da temperatura basal não contraria a natureza e nem tem efeitos colaterais. Estão abertos à vida e por isso são métodos lícitos.
Concluindo, meus irmãos, podemos dizer que não é fácil manter uma família cristã nos dias de hoje diante dos desafios que a família enfrenta.
Peçamos ao Senhor e à sua Mãe Santíssima que preservem a família, com preservou a de Nazaré para que nossos filhos e netos possam conhecer a unidade familiar que nos legou nossos pais.

O PREÇO DO AMOR
 Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar e lhe entregou um papel com algo escrito. A mãe secou as mãos, tirou o avental, sentou-se e começou a ler:
- por cortar a grama do jardim: R$ 3,00
- por limpar meu quarto: R$ 2,00
- por cuidar do meu irmãozinho: R$ 2,00
- por ter um boletim com boas notas: R$ 3,00
- TOTAL DA DIVIDA: R$ 10,00

A mãe olhou para o menino que a fitava cheio de expectativas. Finalmente, pegou um lápis e começou a escrever:
 - por te carregar nove meses no meu ventre: nada.
- pelas noites sem dormir, a cuidar e orar por você: nada.
- pela comida sempre prontinha, pelas roupas lavadas e passadas: nada.
- por levar-te à escola e ajudar nas tarefas: nada.
- pelo medo e preocupação que me esperam: nada.
- CUSTO TOTAL DO MEU AMOR: NADA.

Quando o menino terminou de ler o que a mãe havia escrito tinhas os olhos cheios de lagrimas, olhou para ela, e disse:
Eu te amo mamãe! Logo após pegou o lápis e escreveu com letra bem grande: totalmente pago!


Tens Fé... Acredita....ELE está sempre ao teu lado....
Neste junho, os Jovens da Pastoral Familiar Jovem do Sagrado, juntos com os da Comunidade São José apresentaram-se na Festa Junina do Sagrado Coração de Jesus- Bragança .Foram dançar como Portugueses, foi um show....