quarta-feira, 9 de outubro de 2013

FÉ: DOM PRECIOSO DE DEUS PARA CONHECÊ-LO E AMÁ-LO

Pe. Aldo Fernandes
Pontifícia Universidade Católica – PUC – Rio de Janeiro
Fé: Dom precioso de deus para conhecê-lo e amá-lo
Em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco se expressava assim: “A fé é um dom precioso de Deus, o qual abre a nossa mente para que possamos conhecê-Lo e amá-Lo”[1]. Com estas palavras, o Papa iniciou rico aprofundamento sobre o tema da Missão para este Mês de Outubro, no qual se conclui o Ano da Fé[2].

A Igreja assume a missão própria de Jesus e a ela dá continuidade ao longo da história. Ela continua atendendo ao mandato de Jesus, que ordenou aos Discípulos: “Ide pelo mundo inteiro, e fazei discípulos meus entre todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei. Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”[3].

O Concílio Vaticano II diz que a Igreja é, por natureza, missionária[4]. Existe para a Missão. O Documento de Aparecida diz que a alegria do discípulo missionário é ter encontrado Jesus, anunciá-lo com palavras e obras, e torná-lo conhecido![5]

A cada ano, no mês de outubro, a Igreja no Brasil nos anima a assumir com fervor ainda maior a missão: anunciar o Evangelho do Senhor, testemunhá-lo com nossa vida na caridade e celebrá-lo na Sagrada Liturgia.

A Missão é cotidiana e deve ser vivida na alegria, na dor ou na esperança de cada dia. Tem destinatário imediato: o próximo, as pessoas com quem convivemos. É personalizada: tem as marcas do caráter de cada um de nós ou do carisma do grupo a que pertencemos na Igreja. Adequa-se às condições do ambiente e das pessoas que esperam pela luz da Palavra de Cristo. É variada em sua expressão: a vida é missão, com todos os seus desafios, ambientes, favores, conflitos, esperanças, alegrias, festas, oração, bênção, caridade, sofrimento e até a morte tem lugar na missão!

A Missão nos faz filhos da Igreja: dela recebemos o ordenamento, na obediência da Fé, na luz em que ela nos permite ver, conhecer e amar a Deus, sobre todas as coisas, e ao próximo como nos amamos a nós mesmos e aos que nos são mais caros. Portanto, Missão exige planejamento pessoal e grupal, sob a coordenação de uma Pessoa referencial da Comunidade eclesial, a fim de que a ação missionária tenha preparação, princípio, meio e avaliação final. Na unidade da e com a Igreja, Jesus garantiu sua presença: “Onde dois ou mais estiverem reunidos no meu nome, eu estarei aí no meio deles”[6].

A Missão nasce da oração. Na procura e no encontro com o rosto do Senhor, que nos faz conhecê-lo e amá-lo, Jesus vai nos iluminando pelo dom da Fé, que nos é dado pelo Espírito, para o bem da Igreja, e nós vamos entendendo sempre mais claramente o que Deus quer de nós. Rezar, então, é vital para a missão ser bem sucedida. Missionários e Missionárias são sempre vistos em oração, especialmente na Eucaristia, no Rosário, na Adoração, na Confissão dos seus pecados. A Missão é estímulo para a conversão e a perseverança na Fé.
Obra da Trindade em nós, na Missão, Deus Pai nos faz conhecer a Si através do Evangelho do Seu Filho. Este, com o anúncio do Reino de Deus, e pelo supremo testemunho da oferta de Sua Vida na Paixão, Morte e Ressurreição, nos comunica a Graça Divina. Ele nos comunica seu Espírito Santo, que nunca nos abandona, e nos faz sentir a força de viver, lutar, sofrer e vencer pela Fé no poder de Deus. Tudo isso, o Senhor nos dá na Eucaristia. Por isso, Missionário/a vive da Eucaristia, e faz todo esforço para não perdê-la!

A Missão pede maturidade e compromisso: não basta o entusiasmo eufórico do início! Fé é comprometer-se com a Igreja: ser dizimista, catequista, cantor, leitor, zelador, membro de grupo de oração, de visitação, de assistência social, de estudo de grupo bíblico, enfim, dos mais variados ministérios que temos em nossa Comunidade. Até nossos bons pensamentos, nossas dores e pequenos ou grandes sacrifícios cooperam decisivamente para o bem da Missão da Igreja.

A missão é para fazer discípulos! Portanto, como fez na JMJ, em julho, no Rio de Janeiro, o Papa Francisco nos convida a “sair rumo às periferias”, onde encontraremos alguém que nos espera e necessita de nós e de nossa ajuda, de nossa espiritualidade, palavra, oração ou compreensão silenciosa e operativa. Nosso “Bote Fé” não pode parar! Missão é “botar fé”, é viver de Fé!

Por fim, a Missão tem destino social e aponta para o Reino de Deus: é o mundo, com suas estruturas, que precisa melhorar! Isso exige mudança de mentalidade e de atitudes. Aquela “nova cidade”, aqueles “novos céus e nova terra”, de que fala o Apocalipse[7] dependem de nós, e poderemos fazer do nosso mundo uma imagem antecipada do mundo novo, onde Deus, glorificado pela vida santa e edificante dos seus filhos e filhas, “será tudo em todos”[8].
Feliz e fecundo Mês Missionário!

[1] PAPA FRANCISCO. Mensagem para o Dia Mundial das Missões, 1. Vaticano,     19.05.2013.
[3] Mt 28,19-20
[4] CONCÍLIO VATICANO II, Decreto Ad Gentes, 1.
[5] CONSELHO EPISCOPAL LATINOAMERICANO, V Conferência do CELAM – Documento de Aparecida, 29.
[6] Mt 18,20
[7] Ap 21,1-2
[8] 1Cor 15,28

terça-feira, 30 de julho de 2013

Paroquia de Paragominas Realiza JMJ

No Ultimo final de semana a paróquia do sagrado coração de Jesus, Realizou a JMJ-PARAGOMINAS, o evento teve inicio na Sexta-feira(26) com abertura, feita pelo Pe. Fernando Dutra (Bragança), e houve também show com a banda Unidos pela Fé vindo de Belém do Pará. 

O intuito do evento era transmitir o evento celebre do Papa Francisco, no Brasil.




No sábado à tarde (27) houve o arrastão que começou por volta das 16h00 em frente ao terminal rodoviário da cidade, o  que percorreria as ruas e avenidas de Paragominas, levando os ícones da JMJ ate a Praça Célio Miranda, logo após o arrastão foi transmitida a Vigília dos Jovens com o papa.
No evento tiveram participação maciça das Paróquias da Diocese de Bragança que vieram em caravanas provindas das paróquias de:

Bragança - Treme
Ipixuna do Pará
Aurora do Pará
Irituia
Garrafão do Norte
Dom Eliseu
Intiga-pa.

No sábado a noite houve shows Católicos com  a Banda Ceifeiros (Paragominas), Pe. Sidney de (Garrafão do Norte) divulgando o seu trabalho do seu novo cd Volta Para De DEUS.

Logo após o show do padre Sidney quem se apresentou também foi a cantora Jake vinda do Rio de Janeiro para se apresentar para os Jovens.

No domingo dia (28) pela manhã houve apresentação de Kiel e evely da (Rcc Paragominas) cantando para os jovens. 

Houve apresentação do Pe. Enilton de (Aurora Do Pará) animando a Juventude de Paragominas com suas belas canções, 


Depois do padre enilton houve apresentação da Orquestra Sinfônica da Secult. Apresentado Musicas Clássicas

Depois da apresentação houve a missa presida pelo Papa Francisco direto do Rio de Janeiro.


Já No domingo a noite houve a missa de Encerramento da JMJ-PARAGOMINAS. Celebrada pelo Bispo da Diocese de Bragança Dom Luis Fernando e co-celabrada pelos padres: Pe.Calazans (Paragominas), Pe. Heraldo (Paragominas),  Pe. Fernando (Bragança), Pe. Manoel Lopes (Intiga)

terça-feira, 28 de maio de 2013

Pastoral da Juventude Realizou Torneio de Futebol em Paragominas

No Ultimo Domingo (26) A Pastoral da Juventude Realizou no clube sinsep, o torneio da amizade, o evento contou com a presença maciça da juventude de Paragominas.

O jogo começou por volta da 07h00minh da manhã e foi ate ao 12h00minh, os times estavam  organizados pelos grupos de base da PJ das Paróquias de Paragominas (Sagrado Coração de Jesus, Nsa de Nazaré, São José). 

Os ganhadores do jogo  foram:
  • Jogo das meninas (Grupo Juvec - Cidade Nova)
  • Jogos dos Meninos (Jubec-Nagibão) 
 Entregaram medalhas para os Jogadores destaque do jogo foram:



  • Lucas Mota (-Grupo Mojec)
  • Leomar Cruz (-Grupo Mojec)

Além dos Grupos da Pastoral da Juventude estava presentes também o povo de Deus das Paróquias, torcendo pelos seus times. 

Marcaram presença no evento o Vigário auxiliar da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus Pe :Ari

Parabéns A Todos os times que jogaram, Deus abençoe a Juventude de Paragominas 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comunidade Recebeu Replica da JMJ


No Ultimo Sábado (11) a Comunidade São Benedito Localizado no Bairro Jardim Atlântico  teve a honrar de receber a Replica da Cruz da JMJ.


A missa de envio e entrega da cruz para a comunidade do jardim começou por voltas da 19:30 lá na comunidade de emaus localizada no bairro do Laércio Cabeline a missa foi celebrada pelo vigário auxiliar da paroquia São José do Nagibão padre Zezinho. 

Na sua homilia padre zezinho falou da importância da cruz em nossa vida, e falou a também sobre a importância da juventude nesse processo de Evangelização. 

Apos a santa missa deu inicio a procissão e entrega da cruz.  

Diocese Realizou Encontro com o Clero Diocesano em Paragominas


Na Ultima Segunda Feira (06) a Paroquia do Sagrado Coração de Jesus, localizada em Paragominas, teve a Honrar, de sediar o encontro extra dos Padres da Diocese, para tratar de Assuntos importantes para o clero.


O Encontro deu inicio na segunda feira, ira terminar na terça por volta ao meio dia, dentre os padre  estava presente o nosso Bispo Dom Luiz ferrando e o vigário Geral da Diocese mons. Pe. Gerenaldo. 


Já a Noite por volta das 18:15 os padres da diocese foram celebrar na Paroquia Sagrado Coração de Jesus, junto com o povo de Deus.



Em sua homilia o Bispo falou um pouco sobre a Importância de testemunhar o Amor de Deus a Todos Através dos Padres, nas Paroquias


5º Congresso diocesano dos jovens filhos da Pastoral Familiar


Nos dias 05,06 e 07 de julho de 2013, acontecerá o 5º CONGRESSO DIOCESANO DOS JOVENS FILHOS DA PASTORAL FAMILIAR. O Congresso acontecerá na cidade de São Miguel do Guamá, a paróquia São Miguel Arcanjo será responsável pela organização do encontro.
O tema do congresso será: “Jovens, crescei na fé e na esperança” e o lema: “ Honra teu Pai e tua Mãe, para que sejas feliz e tenha a vida longa”. O inicio será na sexta-feira, 05, à tarde a partir das 15h com chegada dos jovens. As inscrições terão que ser feita no site da Pastoral Familiar de Mãe do Rio, (www.pastoralfamiliarmaedorio.com) e pelo site da Diocese (http://www.diocesedebraganca.com) até o dia 20 de junho do corrente ano, a taxa de inscrições é no valor de R$ 30,00 (trinta reais) e os homens, se possível, levar colchonetes.
XVI CONGRESSO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR
Este ano a Cidade de Bragança sediará o XVI Congresso Diocesano da Pastoral Familiar, com tema: “Bragança 400 anos evangelizando famílias”. Lema: “Pais, não intimideis vossos filhos para que não desanimem”, também as inscrições terão que ser feitas nos sites da Pastoral familiar de Mãe do Rio e no da diocese de Bragança, com inicio para o dia 18/10/2013, com as chegadas das Paróquias a partir das 14h da tarde, a taxa de inscrição ficou no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) por família com direito de levar três filhos menores de 15 anos, pagando uma taxa de R$ 30,00 (trinta reais) se levar acima da quantidade e idade permitida. Quanto às inscrições, serão abertas após o 5º congresso Jovens.
OBS: na ficha de inscrições tem uma opção se quer compra camisa do congresso, marcar as opções sim ou não e o tamanho P, M, G e GG.
Créditos: Pastoral Familiar

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Paroquia Realizou Encontro Para Catequistas


No Ultimo Final de semana A Paroquia Sagrado Coração de Jesus, Realizou o Encontro para Catequistas da Cidade e do Interior, o Encontro foi realizado, na Comunidade São Francisco de Assis na Cidade Nova.



O Encontro deu inicio na Sexta Feira, com a Santa Missa,  

No Sábado houve a palestra sobre a catequese, com Marcio vindo da Paroquia de Santa Luzia do Pará também houve, sorteios de Brindes, Brincadeiras, Oração, etc. 


No Domingo Houve a Santa Missa Presidida pelo Vigário da Paroquia São José do Nagibão Padre Heraldo Lamim. 

Houve também Palestra com o Diácono Mayro com tema Catequese Junto a novas Tecnologias, e o diácono abortou alguns temas sobre como usar as Redes, Sociais, Data Show, para Evangelização

Depois houve Também A Pregação do Padre Ari Falando sobre A Santa Missa, e sobre o Sacramento da Confissão. o Encontro Terminou com O Almoço.