quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Diocese de Bragança realizou a assembleia diocesana 2012

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro no centro de formação (EFAC), aconteceu mais uma edição da assembleia diocesana. Padres dos quatros distritos da diocese estiveram presentes. A assembleia tem o objetivo de avaliar os desenvolvimentos das pastorais e movimentos da diocese de Bragança, que são prioridades até o ano de 2013.  As prioridades estão voltadas para a Pastoral Catequética, Pastoral do dizimo, Juventude, Pastoral Familiar e formação de leigos.
Ao final da assembleia, foram anunciadas por Dom Luiz Ferrando algumas transferências de padres e diáconos. De acordo com o secretário da Assembleia, Pe. Aldo Fernandes, as transferências ficaram assim:
Pe. Marcio Almeida sai da Paróquia de Paragominas e se torna Vigário de Augusto Correa.
Pe. Arimateia sai da Paróquia de Augusto Correa e, será Vigário auxiliar em Paragominas.
Pe. Lucivaldo (Hoje, Vigário auxiliar na Catedral) sai da Catedral e se tornar vigário auxiliar da Paróquia de Ipixuna.
Pe. José Maria sai da Paróquia de Rondon do Pará e vai morar no seminário Paulo VI, para estudar e ser confessor.
Pe. Aldo Fernandes deixa a direção do Instituto de Pastoral Regional (IPAR) para estudar Teologia Dogmática no Rio de Janeiro.
Pe. Fernando, que recentemente foi ordenado, vai residir na Cúria Diocesana para auxiliar na catequese e ao mesmo tempo assume a função de vigário auxiliar na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Bragança.
O recém-ordenado, Pe. Aldeci auxiliará o Padre Valter em Mãe do Rio.
O diácono Maeldon será auxiliar do Pe. Marcio em Augusto Correa.
Diácono Mayro, irá trabalhar como auxiliar na Paróquia de Paragominas.

Fonte: http://www.fundacaoeducadora.com.br/fec/

terça-feira, 27 de novembro de 2012

padres são ordenandos em Rondon do pará


Jesus respondeu-lhe: “É como dizes: sou Rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”. (Jo 18, 33b-37)

No domingo, 25, a Igreja celebrou a solenidade de Cristo Rei. No mesmo instante a diocese de Bragança ordenava dois jovens para o ministério do sacerdócio: Fernando Dutra e Aldeci Teixeira. A cerimônia aconteceu na cidade do Rondon do Pará, Sudeste Paraense, no ginásio municipal. Fiéis de toda diocese lotaram a quadra de esportes da Cidade.
Antes da solenidade, Aldeci não segurava as lágrimas e a emoção, quando abraçava seus pais. O olhar ansioso transparecia uma vida de missão e dedicação ao povo de Deus em suas pastorais. Fernando Dutra tentava “dribla” a ansiedade e a emoção com sorrisos e conversas. Os eleitos entraram no ginásio ao som do hino “Marcha da Igreja”.

A grande festa iniciou às 9h da manhã, a missa foi celebrada pelo Bispo da diocese de Bragança, Dom Luís Ferrando e, concelebrada pelos Padres da diocese.

Padre João Ribeiro, Vigário na Cidade de Ulianópolis, testemunhou a vida de Aldeci Teixeira e Fernando Dutra. Ainda como reitor Padre João Ribeiro acompanhou a vida missionária dos eleitos.

Os neo-sacerdotes se emocionaram no momento de agradecer aos pais, aos padres e parentes que os ajudaram na dura e longa jornada de seminário.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

transladação do círio de paragominas


No ultimo sábado a paroquia do sagrado coração de jesus, realizou a transladação, a noite ouve a missa presidida pelo bispo de Macapá dom pedro conti.

após a missa deu incio a transladação percorrendo ruas e avenidas de nossa cidade. em cada rua tinha as casas enfeitadas pelo moradores e demonstrava a fé do povo de Paragominas em honra a nossa senhora de Nazaré. em uma determinada avenida de Paragominas ouve a queima de fogos, que brilhantou a trasladação desse ano de 2012.


já por voltas das 9 para 10 da noite a berlinda com a imagem chegou a Paroquia de Nossa Senhora de Nazaré, na chegada ouve a benção pelas mãos de dom pedro conti. depois a imagem foi conduzida para o altar.  é lá a imagem ira permanecer para o círio que domingo dia 18.
O povo de deus de Paragominas se fez presente nos trés dias que antecederam o círio de nossa senhora de Nazaré 2012. o bispo de Macapá se encantou em rever o povo de deus que ate hoje lembra dele com muito carinho.

Paróquia celebra círio 20 anos em paragominas


No ultimo domingo Paragominas ficou linda é enfeitado pelas cores da fé, foi o Círio de nossa senhora de Nazaré 2012.  20 anos de evangelização junto com povo de deus, a missa deu incio as 06:00 da manhã celebrada pelo vigário da paroquia de Nossa Senhora de Nazaré pe. deusamado moura. e co-celebrada pelo padre Heraldo vigário auxiliar do Nagibão.  

Depois da santa missa deu incio círio de nossa senhora de Nazaré por voltas da 7 horas da manhã,   percorrendo ruas e avenidas de Paragominas, com destinho a praça Célio Miranda, onde haverá uma missa campal celebrada pelo bispo de Macapá dom pedro Conti. esse círio de ano 20 estima-se entre 60 a 70 mil pessoas, segundo a organização o círio desse ano será o maior da historia de Paragominas.   

Dom Pedro em homilia recordou, Paragominas,naquela época como, paragobala, paragolama, parogofaca, hoje e parogobela, disse ainda que a cidade melhorou muito na sua evangelização, esse 20 anos foi uma maravilha mudou muita coisa  e relembrou se anos de pároco que foi uma benção e contribui muito para sua formação espiritual como bispo hoje, 

Depois da santa ouve a seção de fotos e o povo deu seu tchau  mas com gosto de saudade de dom pedro.




A noite ouve a missa de encerramento do círio celebrada por Dom Pedro e co-celebrada pelo vigário de Paragominas padre Calazans,  e logo depois da santa missa deu incio por voltas da 20:00 da noite  o I círio musical com o cantor Nilson chaves, que fechou as festividades do círio com uma ótima musica paraense.


Quero aproveitar o espaço para parabenizar a guarda de nossa senhora de Nazaré pelo empenho durante o círio,  e o nossos padres pelo desempenho em especial o padre deusamado moura. e agradecer a prefeitura de Paragominas, hidro, a rede TV,  TV Nazaré, e todo povo de Deus de Paragominas




Até o ano que vem com círio de numero 21!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Programação do círio de nazaré de paragominas


A Paroquia do Sagrado Coração de Jesus de Paragominas  está vivendo um tempo de graça e bençãos, e o círio de Nazaré numero 20. que este ano está cheio de novidades, uma delas e a visita de dom pedro bispo de Macapá, e o show mariano. segue a baixo a programação do círio de nossa senhora de Nazaré, de Paragominas 20 anos, com o tema: com maria chegaremos a jesus.

PROGRAMAÇÃO DO CÍRIO E AS VISITAS DA IMAGEM PEREGRINA AS COMUNIDADES.

dia 22/10/12: foi a missa do envio, iniciou as 06h 30m saindo da promissão terminado as 19 na matriz. términos da novenas dia 11/11/12

dia 11/11/12: grande cavalgada do círio após o café da manhã, saída do clube da mula aproximadamente as 08h, e o retorno será para o mesmo local.

dia 11/11/12 : encerramento das novenas e apresentação do manto de nossa senhora as 19horas.

dia 12/11/12: visita da imagem na colonia do Uraim, saída as 18h da matriz.

dia 13/11/12: visita da imagem no Laércio cabeline, saída as 18h da matriz.

dia 14/11/12:  visita da imagem na cidade nova, saída as 18h da matriz

dia 15/11/12:  visita da imagem no  Nagibão, saída as 18 horas da matriz acompanhada dos companheiros da guarda com carros e motos.

dia 16/11/12:  a grande carreata do círio  saindo da  igreja de santa luzia do bairro jaderlãndia para a matriz. chegando lá haverá uma missa presidida  pelo  bispo de Bragança dom Luiz.

dia 17/11/12: transladação as 19 h saindo da matriz para a paroquia da promissão III.

dia 18/11/12: círio de  nossa senhora de Nazaré 20 anos , missa as 06h da manhã. logo após a missa saída do círio percorrendo ruas e avenidas de nossa cidade, chegada na praça Célio Miranda com missa presidida pelo bispo de Macapá dom pedro Jose conti.

dia 25/11/12: será a I corrida do círio  saindo da frente dos correios as 08h percorrendo as ruas da cidade e voltando para matriz.

participe você também dessa grande festa que uma das maiores da belém- brasília.

Org; guardas de nossa senhora de Nazaré.

Realização:  
paroquia Sagrado Coração de  Jesus.
paroquia de Nossa Senhora de Nazaré.

paroquia são José do Nagibão.

domingo, 11 de novembro de 2012

cavalgada do círio de paragominas


No ultimo domingo a paroquia do Sagrado Coração de Jesus em Paragominas realizou a cavalgada que abriu as festividades do círio 2012.
 A cavalgada começou por voltas da 7h da manhã saindo do clube da mula no bairro jardelãndia, percorrendo ruas e avenidas de nossa cidade. 

uma novidade que este ano brilhantou a cavalgada do círio foi que nossa senhora de Nazaré foi sozinha montada no seu próprio animal com sua cela e tudo, essa novidade foi crida por alguns membros da guarda de nossa senhora. todos anos nossa senhora ia puxada na sua carroça. por melhorias esse ano foi diferente, segundo a organização do círio disse que a cada ano precisa ser renovado a cavalgada e as suas festividades, que durante a semana vão acontecendo na nossa cidade. 

Adiantamos para vocês internautas que no dia 15 será a I moto romaria saindo da igreja matriz  local de chegada a paroquia São José do Nagibão, e após a chegada será celebrada uma missa com os motoristas, presidida pelos padres Albertine e heraldo vigários do Nagibão. 

participe você também desse círio 20 anos. vamos com maria chegar a jesus!!! 

ORG: GUARDAS DE NAZARÉ

APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAGOMINAS, HIDRO
.
REALIZAÇÃO: 
PAROQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. 
PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.
PAROQUIA SÃO JOSÉ DO NAGIBÃO.

sábado, 10 de novembro de 2012

Nossa Senhora de Nazaré festejada no interior do Pará


No interior do estado, antes ou depois do mês de outubro, diversos municípios exaltam os santos que consideram como padroeiros das cidades. Segundo a Arquidiocese de Belém, o mês que bate recorde de celebrações em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré é novembro. Ao todo são 16 Círios de Nazaré conhecidos, nos municípios de Acará, Barcarena, Bragança, Breves, Marituba, Marudá, Maracanã, Magalhães Barata, Paragominas, Pitimandeua, Primavera, São Jorge do Prata, Santa Cruz do Arari, São Miguel do Guamá, Soure e Viseu. Apesar da devoção ser em torno de Nossa Senhora de Nazaré, cada município tem a sua peculiaridade. Em Soure, por exemplo, um grupo de homens montados a cavalo e em búfalos faz o cortejo da imagem. Situação semelhante ocorre no Círio de Paragominas, no qual uma cavalgada recebe uma bênção especial de Nossa Senhora.    

                                     

Barcarena - Neste domingo, 11, acontece o Círio de Nazaré do município de Barcarena. Com o tema: “Maria, Mulher Eucarística”, o evento promete ser uma grande festa de fé, alegria e solidariedade. Desde o dia 4 de novembro estão ocorrendo peregrinações em toda a cidade. Nesta sexta a procissão rodoviária sai às 16h da Igreja Matriz rumo à Comunidade São Francisco Xavier, pertencente à Paróquia de São José. No dia seguinte, às 8h30, acontece o Círio Fluvial e às 19h a Trasladação, com saída da Matriz rumo às Comunidade São Pedro. No domingo, às 6h, terá início a missa de saída do Círio. A programação segue até o dia 18 deste mês. No dia 15, às 15h, 

ocorre o Círio Motociclistico, saindo da Comunidade do Cafezal, no dia 17, às 7h30, o Círio Mirim, saindo da Praça da Bíblia, no dia 17, às 16h, a Romaria da Juventude, saindo da Igreja João Paulo II, e no dia 18, às 17h, a Procissão de encerramento da festividade, saindo da Igreja Matriz.


Bragança - A Virgem de Nazaré também recebe homenagens neste segundo domingo de novembro no município de Bragança, no nordeste paraense. Há mais de um século os bragantinos veneram Nossa Senhora de Nazaré. Milhares de pessoas ganham as ruas da cidade de Bragança, contribuindo para que este Círio seja considerado um dos três maiores eventos religiosos realizados no Pará. Nesta sexta-feira a imagem de Nossa Senhora é conduzida em uma carreata do centro da cidade até uma Comunidade do Camutá. No sábado, uma belíssima romaria fluvial retorna com a imagem da Virgem para Bragança, de onde na manhã do domingo sai às ruas para receber as homenagens do povo bragantino. O tema deste ano é: “Maria e os bragantinos rumo aos 400 anos de evangelização em Bragança”.


O Círio de Nazaré em Bragança, segundo as últimas pesquisas, data de 1903. O jornal “Caete”, órgão público bragantino noticioso e literário, descreve a festividade aos 29 de novembro de 1903. A data foi fixada no segundo domingo de novembro e está na sua 109ª edição, com celebração que ocorrem a partir do mês de outubro. A imagem da Virgem Peregrina, ao longo desses dois meses, visitou várias instituições empresarias e comerciais e escolas. Neste ano a novena do Círio trouxe a reflexão teológica a cerca de Maria em preparação ao Ano Mariano que a Diocese celebrará, com abertura no dia 7 de dezembro. A novidade do Círio de Nazaré neste ano é a 1ª Cavalgada do Círio, com participação e homenagens dos Cavaleiros da cidade. Haverá Missa em frente à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, seguida da benção dos cavalos e cavaleiros. O município de Bragança tem cerca de 113.227 habitantes e área de 2.092km2. Está prestes a completar os 400 anos de sua fundação.

No dia 8 aconteceu o 3º Círio Ciclista, saindo da Igreja de São Benedito, a partir das 19h, percorrendo o seguinte itinerário: Trav. Cônego Miguel, Av. Nazeazeno Ferreira, Trav. Leopoldo Silva, Rua Cônego Coelho, Trav. Lauro Sodré, Rodovia Bragança-Belém, Av. Polidório Coelho, Av. Nazeazeno Ferreira, Trav. João XXIII, Rua Marechal Floriano Peixoto, Rua Marcelino Castanho, Rua 13 de maio até a Catedral Nossa Senhora do Rosário. Neste sábado ocorre a procissão fluvial saindo do Cais do Porto de Camutá. A noite, às 19h, haverá a Missa da Trasladação na sacada do Colégio Santa Teresinha. Depois, sairá a procissão com a Berlinda atrelada à corda de cizal 150mt, percorrendo em direção à Igreja Histórica de São Benedito, de onde no domingo sairá o Círio, percorrendo as principais ruas da cidade. A estimativa é de cento e vinte e mil pessoas.

Icoaraci - O Círio de Icoaraci, distrito de Belém, tradicionalmente acontece no quarto domingo deste mês e reúne um grande número de pessoas. O “clima” de Icoaraci muda completamente com a festividade mariana. Assim como em Belém, a movimentação local é mais intensa e o número de turistas é expressivo. Este ano o 60º Círio de Nossa Senhora das Graças terá como tema: “Maria, um espelho para a Igreja e sua missão”. Na última semana a paróquia matriz, São João Batista e Nossa Senhora das Graças, realizou a Semana Mariana 2012, uma espécie de formação preparatória para as peregrinações nas famílias,

escolas e empresas de Icoaraci. A primeira noite contou com mais de 300 participantes. Este ano quem ministrou os encontros foram o padre Francisco das Chagas, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Carananduba-Mosqueiro, o diácono Frei Eduardo Farias, dos Capuchinhos, e o padre Agostinho Cruz, pároco de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.

No dia 28 de outubro aconteceu, às 18h, a benção e o envio das imagens de Nossa Senhora das Graças que irão peregrinar no Distrito de Icoaraci durante 30 dias, preparando as famílias para o grande Círio a ser realizado este ano no dia 25 de novembro. Ao todo, mais de 150 grupos de peregrinação evangelizarão as famílias. A imagem peregrina de Nossa Senhora das Graças também visitará as paróquias da Região Episcopal São João Batista. No último, às 7h, visitou a Paróquia São Francisco de Assis, no Tapanã.
Festividades em honra aos santos renovam a devoção no interior do estado

Soure - A cidade de Soure viverá mais um período de alta temporada turística com a chegada do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A uma semana da grande festa de devoção, Soure vive a expectativa para homenagear pelas ruas da cidade a padroeira do município. Este ano, o tema é “Maria Missionária: ajudai-nos a difundir a saúde no Marajó”. Os católicos sourenses comemorarão neste Círio, 122 anos de muita fé e devoção a Nossa Senhora,  um dos Círios mais originais do estado do Pará e o maior do Marajó. Outro motivo para festejar o Círio deste ano é que deputados estaduais do Pará  o reconheceram como Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Pará. O projeto é de autoria do deputado  Cássio Andrade (PSB) e foi aprovado na sessão do dia 28 de agosto de 2012.

O Círio Sourense tem as suas peculiaridades. Um diferencial é a grande quantidade de cavalos e búfalos levados durante a romaria pelos fiéis. A programação conta com a romaria motorizada nesta sexta-feira, a romaria dos pescadores e a transladação que sai na noite do sábado, da Igreja de Santa Rita. A programação da quadra nazarena segue durante toda a semana com o arraial e as atrações no Salão Nazaré. No domingo (18) a romaria das crianças e a procissão de encerramento finalizam o Círio que ainda terá a queima de fogos de vista em frente à Igreja Matriz.
 
Outeiro - Um domingo após a realização do Círio de Icoaraci ocorre o de Outeiro, distrito a 18 quilômetros do centro de Belém. Os romeiros prestam homenagens a Nossa Senhora da Conceição e abrem assim a programação em homenagem ao dia dedicado à Santa, 8 de dezembro.

Mosqueiro - Outro distrito que conta com uma grande devoção de fiéis é o de Mosqueiro. Este Círio já ocorre tradicionalmente no segundo domingo de dezembro e homenageia Nossa Senhora do Ó. A festividade é realizada há 141 anos.

Acará - A festividade é celebrada no 3º domingo de novembro desde 1944. Homenageia Nossa Senhora de Nazaré. Como acontece em Belém, a imagem é levada em uma berlinda ornamentada com flores.

Augusto Corrêa - O início do Círio data de 1958 e é realizado no 1º domingo de dezembro. Os moradores de Augusto Corrêa prestam homenagens, com testemunhos de fé em Nossa Senhora de Nazaré.

Breves - Desde 1934 Breves mantém a tradição de realizar o Círio de Nazaré no mesmo dia em que ocorre em Belém, no segundo domingo de outubro. O município fica a 12 horas de barco da capital e está situado no arquipélago do Marajó.

Curralinho - Localizado também na Ilha do Marajó, Curralinho celebrou, em 1994, seu  primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Também no segundo domingo de outubro devotos e promesseiros demonstram todo o seu amor à Virgem. Eles colorem a cidade com flores e balões espalhados pelos locais por onde passa a procissão.

Igarapé-Miri - O Círio de Nazaré é realizado nesse município no domingo posterior ao de Belém. É celebrado desde 1956. O Círio já faz parte da história da cidade e, a cada ano, vem crescendo em número de fiéis. É uma das maiores manifestações de fé do povo miriense que, também, realiza anualmente a tradicional festividade em homenagem a Nossa Senhora de Sant’Anna.

Paragominas - O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Paragominas é marcado pela fé e pela cavalgada que percorre a cidade e recebe uma bênção toda especial de Nossa Senhora. Realizado desde 1933, o Círio de Nazaré acontece no terceiro domingo de novembro.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ciclistas homenageiam Nossa Senhora de Nazaré em Bragança.


Ontem, quinta-feira (08), foi celebrado na Igreja São Benedito a missa da Ciclo Romaria 2012. A missa começou às 18h, celebrada por Padre Antônio, Vigário Auxiliar da Catedral.  Após a celebração vários ciclistas esperavam na frente da Igreja São Benedito, para o inicio da Ciclo Romaria. O ciclo romeiro e devoto, Danilo, fixou uma Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, no guidão de sua bicicleta.

A Romaria dos ciclistas percorreu vários bairros da cidade. A capela São José, no bairro do Alegre, e em seguida a Igreja Sagrado Coração de Jesus, bairro do Morro, prestaram suas homenagem a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. As escolas Rio Caeté e SENAI, bairro Vila Nova, também homenagearam a passagem da Santa. A ciclo Romaria 2012, finalizou na Igreja Nossa Senhora do Rosário, Catedral. Padre Gerenaldo fez os agradecimentos aos ciclistas e, logo após, Padre Antônio, elevando a Imagem, proferiu a benção aos participantes da ciclo Romaria 2012.

Evangelho (João 2,13-22)


Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da c

asa de meu Pai uma casa de comércio!” Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

TE CARREGAREI EM MEUS BRAÇOS



Certa noite, enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela sentou-se à mesa e jantou sem dizer uma única palavra. 


Pude ver sofrimento em seus olhos e de repente, eu também fiquei sem palavras. 

No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E então abordei o assunto calmamente. 

Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou em voz baixa: "Por quê?" 

Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou: "você não é homem!" 

Naquela noite, nós não conversamos mais e por aluns minutos pude ouví-la chorando. 

Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a mais a ela, e sim à Jane. Eu simplesmente não a amava mais, e sentia pena dela. 

Sentindo-me muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa. Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. 

A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia que fora o nosso casamento, mas eu não voltaria atrás na minha decisão, pois agora estava amando profundamente uma outra mulher (Jane). 

Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente; O que já era esperado. Diante daquele choro compulsivo eu me senti liberto, enquanto as lágrimas caiam. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora. 

No dia seguinte, eu cheguei em casa mais tarde e a encontrei sentada à mesa escrevendo alguma coisa. Não jantei e fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava muito cansado depois de ter passado o dia com a Jane (Minha amante). 

Quando acordei no meio da noite, minha esposa ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Mesmo assim, eu a ignorei e voltei a dormir. 

Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições por escrito: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias tentássemos viver juntos da forma mais natural possível. 

As suas razões eram simples: o nosso filho faria seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem para as provas, sem que os problemas conjugais de seus Pais interferissem nos seus estudos.. 

Isso me pareceu razoável; mas, ela acrescentou algo mais: Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora de casa todas as manhãs. 
Eu então percebi que ela estava completamente louca, mas aceitei sua proposta, para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis. 

Contei para a Jane (minha amante) sobre o estranho pedido da minha esposa. Ela riu muito e achou a idéia totalmente absurda.

- "Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar o divórcio", disse Jane em tom de gozação. 

Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora de casa no primeiro dia foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo: "O papai está carregando a mamãe no colo!". Suas palavras me causaram constrangimento. 

Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho: "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio". Eu balancei a cabeça, mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa e ela dirigiu-se ao ponto de ônibus para ir ao trabalho.

No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito e eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Então, percebi que há muito tempo não prestava atenção na minha mulher. Ela certamente havia envelhecido nestes últimos 10 anos, existiam rugas no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. 

O nosso casamento teve muito impacto nela. Por uns segundos, cheguei a pensar no que havia feito para ela estar naquele estado.

No quarto dia, quando eu a carreguei no colo novamente, senti mais intimidade com o corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela para mim.

No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la, do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei. 

Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Experimentou uma série deles, mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias. 

A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... Meu deus minha mulher carrega tanta dor e tristeza em seu coração... 

Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos.



Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse: "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mãe todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo.

Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento. 

Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas. Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando estas palavras: "Eu não havia percebido o quanto perdemos da nossa intimidade com o passar do tempo". 

Depois disso não consegui dirigir para o trabalho. Ao inves disso, fui direto à casa de Jane (local iria morar após o divórcio), saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia... 

Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela "Desculpe Jane. Eu não quero mais me divorciar". 

Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti: "Desculpe Jane. Eu não vou me divorciar. 

Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida; não foi por falta de amor. Agora eu percebi que não devo carregar minha esposa nos braços apenas nestes 30 dias do nosso acordo, mas sim para o resto das nossas vidas!. 

A Jane então percebeu que era sério. Deu-me uma tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouvi-la chorando compulsivamente. 

Voltei para o meu carro e fui trabalhar. 

No final do expediente, passei numa loja de flôres e comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri, e escrevi assim: "Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe". 

Cheguei em casa, com aquele buquê de flôres na mão e um grande sorriso no rosto, indo direto para o nosso quarto, onde à encontrei deitada e para meu desespero, sem vida.

O fato é que minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, sem nada me dizer. Mas eu estava tão ocupado com a Jane (minha amante) que não pude perceber o quanto ela precisava de mim, ou que havia algo errado com ela. 

Minha esposa sabia que morreria em breve, e preferiu poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio, o que a fez tomar a decisão de prolongar a nossa vida conjugal pr alguns dias, proporcionando ao nosso filho a imagem de seus pais juntos toda manhã. 

Aos olhos do meu filho, eu fui um marido perfeito.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício à felicidade, mas não proporcionam mais do que conforto. 

Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, faça pequenas coisas que os mantenham próximos e íntimos.

Tenham um casamento real e feliz!

UM CASAMENTO CENTRADO EM CRISTO É UM CASAMENTO QUE DURA UMA VIDA TODA.

sábado, 3 de novembro de 2012

Igreja faz memória dos Fiéis Defuntos e celebra a esperança na vida eterna



Neste dia 2 de novembro celebra-se o Dia de Finados, momento de fazer memória aos parentes e amigos já falecidos, em uma manifestação pública de afeto. Para os cristãos, este é também o momento de olhar para o futuro e ter o conforto de saber que o destino está em Deus e que a morte nada mais é do que o nascimento para a vida eterna.


O Salvador ilumina o mistério da dor, quer pessoal, quer social. Cristo ensina a olhar a morte além da angústia e do medo. Ele venceu o lado angustiante da morte, através da sua Ressurreição. E, através da Ressurreição, foi possível abrir a porta da esperança para a eternidade. Cristo transformou a morte, que anteriormente era vista como um túnel escuro e sem saída, em uma passagem luminosa, um caminho para a Páscoa de cada um.

Na Epístola aos Tessalonicenses, São Paulo afirma: “Não queremos, irmãos, que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros homens que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim precisamos crer também que Deus levará, por Jesus e com Jesus, os que morreram.” “Consolai-vos, portanto, uns aos outros com estas palavras” (cf. I Tessalonicenses, 4,13 a 15 e 18).

Desta forma, é necessário perceber que, em Cristo, a morte pode ser enfrentada e vencida. Segundo o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Nelson Francelino, em artigo publicado em ocasião do dia de finados de 2011, apesar de ser uma experiência dolorosa, viver em comunhão com o Senhor permite que a morte final tome um significado novo: “Certamente a morte continua dolorosa, ela nos desrespeita; mas, se no dia a dia aprendermos a viver unidos a Cristo e a vivenciar as pequenas mortes de cada momento em comunhão com Senhor que venceu a morte, a morte final será um ‘adormecer em Cristo’”, afirmou.

Por isso, mais que uma ocasião para lembrar-se dos irmãos falecidos, o dia de Finados é sempre uma oportunidade para alargar o conceito de vida, reforçando a esperança de um dia estar diante do Pai. A Igreja Católica também se faz presente nos cemitérios através de seus presbíteros, diáconos permanentes, agentes da Pastoral das Exéquias e leigos consagrados, celebrando missas, realizando ações pastorais e oferecendo assistência às famílias de pessoas falecidas. Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, são mais de mil Ministros da Consolação e Esperança que trabalham nos 19 cemitérios da cidade levando esperança e consolação àqueles que perderam seus entes queridos.

Em seu artigo intitulado “Comunhão dos Santos” – publicado no Portal da Arquidiocese em 2010 –, o Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, lembrou que no dia de Finados a Igreja quer celebrar a vida.

“Em toda a liturgia do Dia de Finados, a Igreja quer, portanto, celebrar a vida. Lembramos a derrota do último inimigo (1Cor 15, 26). Viveremos no amor incomparável, no amor sem egoísmo, onde acontecerá a verdadeira partilha numa comunidade sem fronteiras e barreiras humanas, que tanto insistimos em levantar nesse nosso mundo. Nossa oração deve ser, sim, de agradecimento pela vida que nossos irmãos e irmãs têm agora em abundância.”

Paroquia realizará I corrida do círio 2012


A Paroquia do Sagrado Coração de Jesus localizada em  Paragominas, já está em clima de Círio.   começa a contagem regressiva para o círio que este ano completará 20 anos de sua criação. 

A Paroquia estará realizando a I corrida do círio, com o intuito de levar esporte durante as festividades do círio, por isso as inscrições estão abertas na Paroquia localizada na rua monte libano, próximo a câmara municipal da cidade . a taxa da inscrição e  1 kg de alimento, não perecível. 


Então jovens, povo de deus vamos participar juntos dessa corrida que levará através do esporte uma boa saúde. a corrida será dia 25/11/12. em Paragominas

                      participe você também !!!!