A Família Cristã no Mundo de Hoje
O tema que nos foi
proposto “A Família Cristã no Mundo de Hoje” requer uma reflexão a nível
dos documentos da Igreja e a nível dos desafios a que a família cristã está
exposta diante dos ataques que lhe são impostos pela denominada “cultura da
morte”.
Em verdade vários são os
documentos da Igreja que tratam da família. Particularmente os divulgados neste
pontificado de João Paulo II. A exortação apostólica “A missão da Família
Cristã no mundo de hoje” a encíclica “Familiaris Consortio” e a recente “Cartas
à Família constituem documentos atuais nos quais o Santo Padre expõe sua
preocupação diante das ameaças a instituição da família e orienta os cristãos
para a preservação do plano de Deus Criador e Redentor.
Em verdade constitui um
verdadeiro desafio para a família cristã nos dias atuais a rápida mudança
social, a mudança dos costumes e dos hábitos, forçados pelo desenvolvimento
tecnológico nem sempre orientado para uma vida familiar sadia. Muito pelo
contrário. O desenvolvimento das comunicações levou para nossos lares de um
lado uma sensação de progresso, de outro o que podemos chamar de “lixo”, de veneno
que aos poucos vai destruindo toda uma formação moral e ética em que se
fundamentam os valores cristãos da sociedade.
Com mentiras,
meias-verdades e eufemismos os destruidores da família procuram levar muitas
pessoas de boa fé a contribuírem com seus projetos. Querem um exemplo? A
propaganda mentirosa do sexo seguro com “camisinha”. Já é por demais conhecida
a pesquisa que demonstra ser o preservativo ineficaz como preventivo da AIDS e
outras doenças sexualmente transmissíveis. O vírus da AIDS é 450 vezes menor
que o espermatozoide. Os preservativos têm furos “poros”, “fissuras 50 a 500
vezes maior que o vírus da AIDS. Não oferecem nenhuma segurança. Mesmo se
considerasse apenas uma falha de 25%, isto é no caso de rompimento ou de mal
uso não podíamos dizer que seu uso seria seguro. Vejam: se numa ponte aérea
Brasília-Rio de cada 100 aviões 25 caíssem, poderíamos dizer que essa ponte
aérea seria segura? Você tomaria um avião dessa ponte sem saber qual o que vai
cair? É uma verdadeira roleta russa. Essa propaganda só tem um objetivo
promover a promiscuidade sexual, o sexo livre, a gravidez na adolescência e o
consequente aborto, a destruição de uma vida humana.
A família, hoje é
condenada a conviver com novelas, filmes e programas de TV com os mais torpes
desafios à formação moral de nossos filhos. As revistas pornográficas aumentam
cada dia suas edições. Os artigos “plantados” nos jornais e revistas levam a
deformação das consciências. A educação sexual hedonista já constitui programa
nas escolas de nossos filhos.
O que é de estarrecer é
que tudo isso foi programado e bilhões de dólares são investidos por grupos e
instituições interessadas na destruição da vida e da família.
Não é por acaso que as
coisas vêm acontecendo. Querem um exemplo? Há uns 30 anos tínhamos famílias
numerosas com 6, 8, 12 e mais filhos. Hoje já não acontece assim. Quantos de
vocês com idade abaixo de 30 anos planejam apenas 2 filhos? A grande maioria.
Vocês sabem porque
desejam apenas 2 ou 3 filhos? A resposta vocês vão encontrar nesse documento
intitulado “Implicações do crescimento populacional para a segurança e os
interesses externos dos Estado Unidos”, documento classificado como
“Confidencial” sob o código NSSM 200. Esse documento assinado pelo então
Secretário de Estado americano, Sr. Henry Kissinger condicionou todo um
comportamento da atual geração.
E já se prepara a próxima
geração para ter apenas 2 filhos através da chamada “educação sexual” nas
escolas. Uma educação contrária a moral cristã porque prega a anticoncepção, o
aborto o homossexualismo, o sexo livre e por aí vai.
Os filhos são a bênção de
Deus. Costumo dizer que cada filho vem com um pão debaixo do braço. A situação
da família sempre melhora com a vinda de mais um filho. Ai de nós pais se não
temos nossos filhos para olhar por nós na velhice! Não é o governo, nem a
previdência social falida nem a aposentadoria que vai nos valer no fim de
nossos dias. Mas os filhos que vão ser as escoras dos pais.
Testemunho
da Nancy
Temos 8
filhos: 4 homens e 4 mulheres; 3 já casados que nos deram 8 netos. Sei que
alguns poderiam pensar: é porque vocês tinham condições de criar. Na ocasião
tinha as mesmas condições de muitos: Humberto era funcionário público e como
funcionário não tinha o melhor salário. Mas Deus dá o frio conforme o cobertor.
Hoje muitos não querem mais filhos não é porque não podem criar, mas por
egoísmo, para não se privar do conforto, dos passeios, de um carro novo etc.
Além disso a grande propaganda para o controle de nascimentos, a distribuição
de compridos, DIUs além da esterilização em massa de mulheres tem levado a uma
família pequena de apenas 2 filhos.
Quando tínhamos apenas 3
filhos muitos me aconselhavam a fazer esterilização. Foi uma pressão enorme
para que eu não tivesse mais filhos. Mas como casal cristão estávamos decididos
a ter o número de filhos que Deus nos confiasse para criar.
(Testemunho do João).
Estava me preparando para uma cirurgia de cálculo renal quando descobri que
estava grávida de meu filho caçula. O médico aconselhou o aborto dizendo-me que
eu corria risco de vida e este era um caso de aborto previsto na lei. Além disso
argumentou que eu havia feito várias radiografias e provavelmente a criança
nasceria com alguma deformação.
Evidentemente nem eu nem
meu marido concordamos em autorizar o aborto. Deixamos esse médico e procuramos
um outro que acompanhou a gravidez e com 3 meses de grávida me operei do
cálculo renal.
João Paulo, nosso último
filho, está hoje com 13 anos. Perfeito, sadio e já concluindo o 1º grau.
Mas os ataques à vida e à
família não ficam só por ai. A própria instituição do casamento está em perigo.
O reconhecimento da união estável com os mesmos direitos dos casados e a
recente proposta de casamento entre homossexuais são exemplos de que a
instituição familiar corre perigo!
Não é fácil manter os
valores cristãos da família nos dias de hoje!
Desde a moda no vestir às
novelas, sem falar nas drogas, na pressão de grupos, na propaganda do sexo
livre, na propaganda do homossexualismo, sentimos impotentes diante de tudo
isso para manter uma família cristã.
Mas diante de tantos
desafios os que fazer? A Igreja, mestra e mãe tem respondido a essas indagações
com os documentos que devem ser lidos e meditados por todos nós. O Santo Padre,
João Paulo II não se cansa de falar desses males de nosso tempo e que ele
denominou de “cultura da morte” que visa não só destruir a família, senão a
própria vida no nascedouro, pelo aborto. Quando o Papa afirma que o futuro da
humanidade está em perigo ele está preocupado com a destruição da família e da
vida em face de todos esses atentados.
Mas nem só os documentos
servem de orientação. A família cristã deve está alicerçada da leitura do
Evangelho, da oração em família, da frequência aos sacramentos, notadamente os
sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Muitos já não se rezam mais o terço,
não se vai à missa, nem mesmo aos domingos, não se ensina os filhos a rezar.
Depois se queixam de que os filhos perderam a fé, não obedecem mais os pais,
nem querem mais saber de ir à missa aos domingos. A fé, como o corpo tem de ser
alimentada. Alimenta-se a fé com orações, com a leitura do evangelho, com a
eucaristia, com a penitência, com o jejum, os exercícios espirituais.
Também podemos defender a
família votando em candidatos que defendam os valores cristãos para nos
representar na Câmara Distrital, no Senado e na Câmara Federal. Não devemos
apenas confiar nas promessas dos candidatos mas examinar seu passado. Como
votaram os projetos de interesse da família e da vida? A Associação Nacional
Pró-Vida e Pró-Família tem divulgado como votaram os deputados federais os
projetos de aborto e os de interesse da família. O católico não pode votar em
candidato que comprovadamente defende a legalização do aborto, do casamento de
homossexuais ou a esterilização como método de planejamento familiar.
Meus irmãos não é fácil
ser família cristã nos dias de hoje! Não é fácil quando a televisão invade
nossos lares com imagens de nudismo e histórias que pregam a imoralidade. Não é
fácil quando a droga está nas portas das escolas de nossos filhos. Não é fácil
quando a jovem é pressionada pela sociedade a abortar um filho que não estava
programado e foi fruto do sexo livre. Mas é possível desde que sigamos os
ensinamentos da Igreja e não nos afastamos da oração.
Família, santuário da
vida; família berço da vida.são expressões usadas pelo Papa João Paulo II para
expressar sua estima pela família e pelos filhos. Quando há justa fazões
admite-se a Encíclica “Humanae Vitae” a regulação da fertilidade, isto é evitar
filho pelos métodos naturais de planejaemnto familiar. O uso do metodo da
ovulação e da temperatura basal não contraria a natureza e nem tem efeitos
colaterais. Estão abertos à vida e por isso são métodos lícitos.
Concluindo, meus irmãos,
podemos dizer que não é fácil manter uma família cristã nos dias de hoje diante
dos desafios que a família enfrenta.
Peçamos ao Senhor e à sua
Mãe Santíssima que preservem a família, com preservou a de Nazaré para que
nossos filhos e netos possam conhecer a unidade familiar que nos legou nossos
pais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário