quarto
mandamento:
Honrarás a teu pai e a tua mãe
Deus quer que os filhos amem a seus pais e os honrem
sendo obedientes, respeitosos, carinhosos com eles e, além disso, que lhes
ajudem no que necessitem. Temos este dever para com todo aquele que tem uma
autoridade sobre nós, como professores, diretores, autoridades civis ou
militares, etc.
Do mesmo modo, este mandamentos manda aos pais a amar e
velar pelo bem de seus filhos, proporcionando-lhes uma boa educação e
atendendo-os o melhor possível em suas necessidades. O mesmo corresponde a
toda autoridade com respeito a seus subordinados, naquilo que lhes compete.
Ao falar destes deveres, trata-se de atender ao corpo e a
alma, no material e espiritual da pessoa.
O grande exemplo nos deu Jesus de Nazaré, que sendo Deus,
obedecia e estava sujeito a sua Mãe, a Virgem, e a São José.
O que nos manda o quarto mandamento da Lei de Deus?
O quarto mandamento da Lei de Deus nos manda honrar aos
próprios pais e a quem tenha autoridade sobre nós.
Como devemos honrar a nossos pais?
Devemos honrar a nossos pais tendo-lhes amor, respeito,
gratidão, justa obediência e ajudando-os, porque depois de Deus devemos
nossa vida a eles.
Quais são os deveres dos pais com respeito a seus filhos?
Os deveres dos pais com respeito a seus filhos são os de
atender às necessidades materiais e espirituais de seus filhos na medida do
possível.
Quais são os deveres da autoridade pública?
Os deveres da autoridade pública são: respeitar os direitos
da pessoa humana e as condições do exercício de sua liberdade, e trabalhar
com honra pelo bem comum.
Quando não se deve obedecer a uma autoridade?
Não se deve obedecer a uma autoridade quando manda algo
contrário à lei de Deus, porque deve obedecer a Deus antes dos homens.
O que é uma "Igreja doméstica"?
Uma "Igreja doméstica" é um lar cristão no qual
se dá a primeira evangelização aos filhos, dá-se o culto a Deus na oração,
vive-se o amor a Deus e aos membros da família, e se faz apostolado com o
próximo. |
|
|
O terceiro
mandamento:
Santificarás as festas
Deus
nosso Senhor quer que a cada semana dediquemos a ele um dia de festa para
dar-lhe glória e para nosso bem e descanso.
Esse
dia já não é o Sábado como no Antigo Testamento, mas sim no Domingo, porque
é o dia em que
Jesus Cristo ressuscitou glorioso do sepulcro.
Os
Apóstolos começaram a celebrar neste dia da Ressurreição e a Igreja colocou
neste mesmo dia a obrigação de escutar a Missa inteira todos os domingos e
feriados religiosos de preceito juntamente com o descanso dominical.
Quando
não há sacerdote ou existe algum impedimento grave para assistir à Santa
Missa, deve-se procurar participar em uma liturgia ou em orações especiais
ao Senhor ; além disso deve-se santificar e observar o descanso dominical.
O
que nos manda o terceiro mandamento da Lei de Deus?
O
terceiro mandamentos da Lei de Deus nos manda participar da Missa nos
domingos e demais feriados religiosos de preceito, observando o descanso
dominical; e quem voluntariamente falta a esta obrigação comete pecado
grave.
O
que quer dizer descanso dominical?
Descanso
dominical quer dizer que nos domingos e feriados religiosos de preceito
devemos nos abster daqueles trabalhos que nos impeçam de dar culto a Deus,
gozar da alegria do dia do Senhor ou desfrutar do devido descanso da mente
e do corpo.
Quais
são as festas religiosas de preceito?
1º de
janeiro: A Maternidade divina da Virgem Maria.
1º de novembro: Todos os Santos.
8 de dezembro: A Imaculada Conceição da Virgem Maria.
25 de dezembro: O Nascimento do Senhor.
E as próprias do calendário de cada país, como podem ser Nossa Senhora
Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro)
O
que deve ser feito quando não há Santa Missa ou alguma causa grave nos
impeça de assistir a ela?
Quando
não há Santa Missa ou uma causa grave nos impeça de assistir a ela,
recomenda-se vivamente participar em uma liturgia da palavra, ou permanecer
em oração durante um tempo conveniente, individualmente, em família ou em
grupo de famílias.
|
O
quarto mandamento:
Honrarás a teu pai e a tua mãe
Deus
quer que os filhos amem a seus pais e os honrem sendo obedientes,
respeitosos, carinhosos com eles e, além disso, que lhes ajudem no que
necessitem. Temos este dever para com todo aquele que tem uma autoridade sobre
nós, como professores, diretores, autoridades civis ou militares, etc.
Do
mesmo modo, este mandamentos manda aos pais a amar e velar pelo bem de seus
filhos, proporcionando-lhes uma boa educação e atendendo-os o melhor possível
em suas necessidades. O mesmo corresponde a toda autoridade com respeito a
seus subordinados, naquilo que lhes compete.
Ao
falar destes deveres, trata-se de atender ao corpo e a alma, no material e
espiritual da pessoa.
O
grande exemplo nos deu Jesus de Nazaré, que sendo Deus, obedecia e estava
sujeito a sua Mãe, a Virgem, e a São José.
O que nos manda o quarto mandamento da Lei de Deus?
O
quarto mandamento da Lei de Deus nos manda honrar aos próprios pais e a quem
tenha autoridade sobre nós.
Como devemos honrar a nossos pais?
Devemos
honrar a nossos pais tendo-lhes amor, respeito, gratidão, justa obediência e
ajudando-os, porque depois de Deus devemos nossa vida a eles.
Quais são os deveres dos pais com respeito a seus filhos?
Os
deveres dos pais com respeito a seus filhos são os de atender às necessidades
materiais e espirituais de seus filhos na medida do possível.
Quais são os deveres da autoridade pública?
Os
deveres da autoridade pública são: respeitar os direitos da pessoa humana e
as condições do exercício de sua liberdade, e trabalhar com honra pelo bem
comum.
Quando não se deve obedecer a uma autoridade?
Não
se deve obedecer a uma autoridade quando manda algo contrário à lei de Deus,
porque deve obedecer a Deus antes dos homens.
O que é uma "Igreja doméstica"?
Uma
"Igreja doméstica" é um lar cristão no qual se dá a primeira
evangelização aos filhos, dá-se o culto a Deus na oração, vive-se o amor a
Deus e aos membros da família, e se faz apostolado com o
O quinto
mandamento:
Não matarás
Só
Deus é dono da vida humana. Os homens devem respeitá-la.Matar
voluntariamente um ser humano inocente é pecado, quer seja por homicídio,
suicídio, eutanásia, violência, guerra injusta ou aborto, ainda que o
cadáver seja muito pequeno.
É
também pecado contra o quinto mandamento: odiar, guardar rancor, inimizade,
desejar o mal, insultar, olhar com maus olhos e escandalizar.
O
próprio do cristão é amar, porque Deus é amor. Se aprendemos a amar, não
nos custará perdoar de coração quando alguém nos ofende. Isto não impede o
direito e o dever da pessoas e da sociedade à legítima defesa. Por isso, as
legítimas autoridades podem impor justas penas aos agressores e inclusive,
recorrer á pena de morte em caso de extrema gravidade, esgotados todos os
meios incruentos que seriam mais conformes com a dignidade da pessoa
humana.
O
que nos manda o quinto mandamento da Lei de Deus?
Nos
manda amar e respeitar a vida humana, desde o momento da concepção até o
seu término natural, porque a pessoa humana foi amada por Deus por si
mesma, por tê-la feito a sua imagem e semelhança.
Quem
peca contra si mesmo, segundo o quinto mandamento?
Peca
contra si mesmo, quem tira a própria vida através do suicídio ou se mutila,
quem põe em perigo sua vida sem necessidade, quem se embriaga ou se droga e
quem por desesperação deseja a própria morte.
O
aborto é pecado grave?
Sim,
o aborto é um pecado grave porque trata-se de um crime, já que consiste em
matar a uma pessoa inocente, ainda que o cadáver seja muito pequeno.
A
eutanásia é pecado?
Sim,
a eutanásia é pecado grave porque, definitivamente, é matar uma pessoa.
O
que é o escândalo?
O
escândalo é toda palavra, ato ou omissão que incita a outros a pecar.
|
O sexto mandamento:
Não cometerás atos impuros
Temos
que viver a santa pureza, a virtude da castidade. Pois o Senhor disse:
"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus"
(Mt 5,8).
O
Corpo de um cristão, desde que recebeu o Batismo, é um Templo de Deus, e
não devemos profaná-lo cometendo pecados de impureza, que expulsam a Deus
da alma e a faz merecedora do inferno, se não se arrende bem antes de
morrer, e se possível com uma boa confissão.
O
que nos proíbe o sexto mandamento da Lei de Deus?
O
sexto mandamento da Lei de Deus nos proíbe todos os pecados contrários à
castidade; entre os mais graves estão a masturbação, a fornicação, a
pornográfica, a práticas homossexuais e o adultério. O sexto mandamento
proíbe também todo ato, olhar ou conversa contrária à castidade.
São
graves os pecados contra a pureza?
Os
pecados contra a pureza, cometidos com pleno conhecimento e consentimento
pleno, são sempre graves.
Quais
são os principais meios para guardar a santa pureza?
Os
principais meios para guardar a santa pureza são: a oração, a confissão e a
comunhão freqüentes, a devoção à Santíssima Virgem, a modéstia e a guarda
dos sentidos e a fuga das ocasiões de pecar, como conversas, olhares,
leituras, amizades e espetáculos desonestos.
|
O sétimo
mandamento:
Não Roubarás
O
roubo é a usurpação do bem alheio contra a vontade racional de seu dono.
A cobiça e o egoísmo levam a cometer muitos pecados contra o sétimo
mandamento. Leia devagar, como examinando-se, a terceira e quarta pergunta
deste tema, e possivelmente verá que tem que retificar e melhorar para
cumprir bem este mandamento.
Que
pecado tão feio é roubar! Não te acostumes, nem em coisas pequenas; não
roubes nunca.
Lembre-se das palavras de Jesus: "De que serve ao homem ganhar o mundo
inteiro, se perde a alma?" (Mt 16,26).
O
que nos manda o sétimo mandamento da Lei de Deus?
O
sétimo mandamento da Lei de Deus nos manda respeitar os bens alheios e
pagar as dívidas.
O
que nos proíbe o sétimo mandamento da Lei de Deus?
O
sétimo mandamento nos proíbe tirar ou reter algo alheio contra a vontade de
seu dono e causar dano ao próximo em seus bens.
Quais
são os principais pecados contra o sétimo mandamento da Lei de Deus?
Os
principais pecados contra o sétimo mandamento da Lei de Deus são:
- Roubar
- Causar dano ao próximo em seus bens.
- Não trabalhar conforme o dever ou trabalhar mal.
- Não pagar o justo salário aos empregados e obreiros.
- Servir-se da miséria do próximo ou da escassez pública para monopolizar
ou enriquecer-se com injustos aumentos de preço.
- Não cumprir os deveres do próprio cargo permitindo que se prejudique ao
próximo ou ao bem comum.
- Emprestar dinheiro ou outra coisa exigindo um excessivo interesse.
- Enganar ao próximo no comércio com pesos, medidas ou moedas falsas, ou
com mercadorias estragadas ou quebradas.
- Reter bens alheios contra a vontade de seus donos.
- Subornar ou exigir propina.
- Colaborar em qualquer roubo ou injustiça contra os bens alheios.
A
que estão obrigados os que roubaram ou causaram dano ao próximo em seus
bens?
Os
que roubaram ou causaram dano ao próximo em seus bens estão obrigados, além
de confessar seu pecado, a restituir o mal adquirido e a reparar quanto
antes os danos culpavelmente causados.
|
oitavo mandamento:
Não levantarás falso testemunho nem mentirás
Neste
mandamento é proibida a mentira e manda-se respeitar a boa fama do próximo.
Devemos amar a verdade, porque Cristo é a verdade e Ele nos ensinou que a
Verdade nos torna livres e nos santifica.
Lembremos
que não nos agrada nem queremos que nos enganem nem que falem mal de nós,
pois temos que amar ao próximo como a nós mesmos, e portanto não mintamos
nem falemos mal de ninguém, nem tiremos a boa a fama, porque isto é
proibido por Deus neste mandamento.
Fofocar
pode ser pecado de murmuração.
O
que nos manda o oitavo mandamento da Lei de Deus?
O
oitavo mandamento da Lei de Deus proíbe: testemunhar falsamente em juízo,
caluniar ao próximo, dizer qualquer classe de mentira, murmurar, julgar mal
ao próximo, revelar sem motivo seus defeitos e toda ofensa contra a honra e
a boa fama dos demais.
Que
obrigação tem aquele que difama ou calunia ao próximo?
Aquele
que difama ou calunia ao próximo, além de confessar seu pecado tem a
obrigação grave de restituir-lhe a honra e a fama que lhe foi tirada.
O
que manda o oitavo mandamento aos que trabalham nos meios de comunicação
social?
O
oitavo mandamento manda aos que trabalham nos meios de comunicação social
que informem sempre de acordo com a verdade, a liberdade e a justiça, e que
respeitem a boa fama do próximo e das instituições.
|
O
nono mandamento:
Não consentirás pensamentos nem desejos impuros
É
evidente a desordem nos provoca o entretenimento por gostos em pensamentos e
desejos impuros; por isto Deus o proíbe neste nono mandamento. Mas, além
disso, estes pensamentos e desejos impuros desequilibram a sexualidade e
incitam ao pecado.
O
senhor põe em relevo a energia com que devemos lutar contra a desordem de
nossas paixões: "Caso teu olho direito te leve a pecar, arranca-o e
lança-o para longe de ti, pois é preferível que se perca um de teus membros
do que todo o teu corpo seja lançado ao inferno" (Mt 5, 29).
O que nos manda o nono mandamento da Lei de Deus?
O
nono mandamento da Lei de Deus nos manda que sejamos puros e castos em
pensamentos e desejos.
Quando são pecados os pensamentos e desejos impuros?
Os
pensamentos e desejos impuros são pecado quando a vontade se compraz deles,
ainda que nãos e realize o ato impuro; mas não são pecado quando a vontade
não os consente e procura rejeitá-los.
Como se alcança a pureza de coração?
A
pureza de coração é alcançada com a oração, a mortificação e a prática da
castidade juntamente com a pureza de intenção e de olhar.
O
décimo mandamento:
Não cobiçarás os bens alheios
O
décimo mandamento proíbe a cobiça do bem alheio, que é a raiz do roubo, da
pilhagem e da fraude; proíbe deixar-se levar pela concupiscência dos olhos,
que leva a tantos pecados; e proíbe a avareza e a inveja, que são inimigas da
ordem e da concórdia entre os indivíduos, as famílias, os povos e as nações.
Pela cobiça dos bens alheios, quantas rinhas e inimizades entre irmãos, entre
povos! Quantas desavenças familiares e adultérios por desejar a mulher do
próximo!
O que nos proíbe o décimo mandamento da Lei de Deus?
O
décimo mandamento da Lei de Deus nos proíbe o desejo desordenado de riquezas
e a inveja dos bens alheios.
O que nos ensina o décimo mandamento da Lei de Deus?
O
décimo mandamento da Lei de Deus nos ensina a viver desprendidos dos bens
materiais e a trabalhar com diligência para melhorar nossa situação atual com
o coração aberto às necessidades dos demais.
Qual é o caminho posto por Deus para que os humanos cheguemos
à felicidade?
O
caminho posto por Deus para que os homens - indivíduos, famílias, povos e
nações cheguemos à felicidade com paz e amor neste mundo e no Céu é cumprir
os Dez mandamentos da Lei de Deus.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário